Rodovia Presidente Dutra receberá melhorias em nova concessão; trecho lorenense é um dos beneficiados

O cidadão lorenense pode esperar por boas novidades em relação à mobilidade urbana. Isso porque a ANTT e o Ministério da Infraestrutura iniciaram, em 2019, o processo da nova concessão da Rodovia Presidente Dutra que incluiu melhorias no trecho que corta Lorena, tais como vias marginais, trevo parcial e passarela. A inclusão do trecho lorenense no projeto é fruto do esforço contínuo da Prefeitura em prol de uma Lorena mais desenvolvida na mobilidade e no urbanismo.

A novidade foi anunciada durante uma das sessões da Audiência Pública 18/2020ocorridas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ), Volta Redonda (RJ), Guarulhos (SP) e São José dos Campos (SP). A audiência recebeu, no todo, 510 contribuições, entre elas, as apresentadas pela Prefeitura Municipal de Lorena, que foi representada pelo Secretário de Obras e Planejamento Urbano, Marcos Anjos, logo na primeira sessão, que ocorreu dia 13 de janeiro, em Brasília.

Já na sessão de São José dos Campos, que aconteceu em 05 de fevereiro de 2020, a comissão responsável pelo projeto anunciou 15,9 quilômetros de faixas adicionais (vias marginais interligando a cidade com Guaratinguetá-SP), um dispositivo do tipo trevo parcial e uma passarela para o trecho de Lorena.

A concessão atual,sob gestão da CCR Nova Dutra, teve início em 1996, com prazo de 25 anos. A licitação para a nova concessão acontece em 2021, ano em que se encerra o atual contrato. O novo projeto inclui melhorias para toda a região e a inclusão de parte da rodovia Rio-Santos na mesma concessão.  A empresa vencedora ficará responsável por realizar as devidas melhorias e operacionalizar as duas rodovias.