Maio Amarelo: Perceba o risco, proteja a vida

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de movimento internacional, com ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, de conscientização para redução de acidentes de trânsito no mundo. O mês de maio se tornou referência para balanço das ações realizadas em todo o planeta após o decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) que iniciou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Mortes no trânsito

Cerca de três mil vidas são perdidas, diariamente, nas estradas e ruas. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Campanha Nacional

No Brasil, a campanha é realizada a nível nacional pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Maio Amarelo é focado na conscientização para redução de acidentes de trânsito e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos.

Reflexos do Isolamento Social

De 11 de março a 26 de abril, a PRF registrou uma redução de 26% no número de acidentes em todo o Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 nesse período de pandemia, uma redução de 20%.O órgão registrou também uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa dizer que são 2.727 pessoas feridas a menos, que poderiam necessitar de atendimento hospital, e 2.727 leitos a mais para quem precisa ser tratado da covid-19.

Maio Amarelo em Lorena

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes abraça a campanha e reforça os cuidados necessários no trânsito mesmo em tempos de quarentena e ressalta que as ações de educação para o trânsito, que vinham sendo planejadas este mês, serão remanejadas para data futura, por conta das condições atuais no país devido à covid-19. Entretanto, durante esta semana, diversas inserções serão realizadas no Facebook da Prefeitura, como parte da campanha de conscientização.

“O importante é compreendermos que apesar do momento em que a humanidade passa, nós devemos manter em nossa realidade a convicção de preservarmos a vida, nosso bem mais valioso, principalmente adotando as medidas apresentadas para nossa segurança contra o novo coronavírus, mas também, com a prevenção no Trânsito”, reforça Norival de Sousa Júnior, Secretário Municipal de Trânsito e Transportes.

Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre o Maio Amarelo

Sem_marca_maio_amarelo_banner_para_capa_Facebook_1