Prefeitura apresenta à Câmara Municipal projeto para viabilizar renda emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico

(Foto: Cláudio Ribeiro)

Preocupada com o bem-estar social nos dias de quarentena em prevenção ao novo coronavírus, Prefeitura de Lorena solicitou reunião com a Câmara Municipal, tendo como objetivo  apresentação e solicitação de  urgência na aprovação do projeto “Programa de Renda Emergencial Temporária” que ira beneficiar famílias em situação de extrema pobreza, pobreza e baixa-renda, que possuem cadastro no CadÚnico.

A reunião, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (16) na Casa da Cultura, contou com a presença dos vereadores e da vice-prefeita Marietta Bartelega, que foi nomeada pelo prefeito Fabio Marcondes coordenadora e responsável pelo desenvolvimento do projeto, juntamente com a secretária de assistência e desenvolvimento social, Zeila Pozzatti, secretário de negócios jurídicos, Adriano Aurélio dos Santos e secretária de Comunicação Social, Mila Trepichio.

Entenda o projeto

O projeto institui a criação do Programa de Renda Emergencial Temporária para cidadãos inscritos no CadÚnico, considerando a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a fim de garantir renda aos cidadãos lorenenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como promoção da dignidade humana no contexto da crise econômica e social decorrente da pandemia.

Serão beneficiárias da renda emergencial temporária 5851 famílias que se cadastraram no CadÚnico da Assistência Social até o último 20 de março, de acordo com as seguintes faixas de renda per capita:

• 1.177 (mil cento e setenta e sete) famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita mensal de R$ 0,00 (zero) à R$ 89,00 (oitenta e nove reais);
  • 2.484 (dois mil quatrocentos e oitenta e quatro) famílias em situação de pobreza, com renda per capita mensal de R$ 89,01 (oitenta e nove reais e um centavo) à R$ 178,00 (cento e setenta e oito reais);
  • 2.190 (dois mil cento e noventa) famílias de baixa renda, com renda per capita mensal de R$ 178,01 (cento e setenta e oito reais e um centavo) à 1/2 (meio) salário mínimo.

O valor do benefício, proposto no projeto, é de R$ 122,42/mês, definido pela média do que é pago no programa bolsa família e será concedido por dois meses consecutivos.

O valor total do repasse é de R$ 1.432.558,84 (um milhão quatrocentos e trinta e dois mil, quinhentos e cinquenta e oito reais e oitenta e quatro centavos) proveniente do tesouro municipal.