Secretaria de Saúde realiza Campanha de Intensificação de busca ativa de casos de Tuberculose; primeira fase tem início dia 16

0

Na próxima segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde dá início a primeira fase da Campanha de Intensificação de busca ativa de casos de Tuberculose com o objetivo de diagnosticar possíveis casos da doença.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.
O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico. Além disso, é importante lembrar que em qualquer época do ano, principalmente durante a campanha, pessoas que apresentam o sintoma podem e devem procurar qualquer unidade de saúde para fazer o exame de escarro. A orientação é a mesma para indivíduos pertencentes a grupos de risco para Tuberculose: eles podem e devem colher amostras de escarro regularmente, mesmo que não apresentem tosse. A coleta é feita na hora e o resultado liberado em até 48 horas.

Constituem os grupos de risco: pessoas imunossuprimidas (HIV, diabetes, em quimioterapia, em tratamentos imunossupressores como os tratamentos para doenças autoimunes, etc), tabagistas, usuários de álcool e outras drogas, profissionais de saúde, contatos de pessoas com tuberculose, moradores de rua, população indígena, população prisional, pessoas internadas/institucionalizadas.

A primeira fase da campanha vai até o dia 30 de março.

Share.

Leave A Reply