Prefeitura faz repasse de R$912.991,21 para Santa Casa de Misericórdia

A Prefeitura de Lorena repassou para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia o valor de R$ 912.991,21, como aporte para pagamento de décimo terceiro dos funcionários.  O hospital, que é prestador de serviço do SUS em Lorena, atende um número cada vez maior não só de lorenenses, mas de cidadãos de outros municípios da região.

O repasse torna-se ainda mais importante tendo em vista que, atualmente, 80% dos atendimentos na Santa Casa de Lorena são para Sistema Único de Saúde (SUS), isso inclui a população de cidades vizinhas, sem ressarcimento por parte do Ministério da Saúde para o serviço feito a nível regional.  Os valores repassados pelo Ministério da Saúde são destinados aos pagamentos de internações e procedimentos realizados pela Santa Casa de Lorena, estabelecidos por um teto financeiro sem reajuste há anos.

A Prefeitura possui um teto financeiro do SUS para a média e alta complexidade e contratou a Santa Casa para prestar os serviços à população, porém, o valor disponibilizado pelo Ministério da Saúde não atende em sua totalidade o faturamento SUS realizado pelo hospital gerando déficit e desequilíbrio financeiro.

Neste cenário, o prefeito Fábio Marcondes, em reconhecimento da relevância da instituição no atendimento de saúde aos lorenenses, colocou em prática uma gestão de acompanhamento das dificuldades da Entidade no início de 2017, através de apreciações da Unidade de Avaliação e Controle (UAC – Serviço de Auditoria) e Conselho Municipal de Saúde (COMUS). O valor repassado vai ao encontro desta política de acompanhamento da Prefeitura.

Segundo o Superintendente da Santa Casa de Misericórdia Dario Costa, para que a obrigação trabalhista fosse cumprida, a Santa Casa, mais uma vez, contou com o apoio do prefeito Fábio Marcondes. “Esses valores são referentes aos atendimentos realizados durante o ano aos pacientes que dão entrada na Sta. Casa para serem atendidos, e, que não estão sendo repassados pelo Governo Federal que está com uma tabela desatualizada e não consegue remunerar a Santa Casa com os valores devidos. Cabe ressaltar ainda que o Prefeito vem apoiando a Santa Casa, e mais uma vez fez o aporte para não deixar este déficit financeiro sem ressarcimento. Diante do exposto a mesa diretora da Santa Casa mais uma vez contou com a parceria do município para honrar com suas obrigações financeiras. Só temos que agradecer ao Sr. Prefeito e sua equipe pelo apoio que vem prestando a esta instituição”. finalizou