Crianças da AACAL participam de atividade educativa no Eco Makerspace

(Fotos: divulgação)

O Eco Makerspace de Lorena recebeu, na manhã da última terça-feira (03), a visita de 26 crianças e duas coordenadoras da AACAL (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena), que participaram de uma atividade educativa promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a EEL-USP.

Na ocasião, elas receberam orientações sobre o que são os resíduos eletrônicos, quais os benefícios da reutilização e da logística reversa, e quais os danos ao meio ambiente que o descarte incorreto destes materiais pode causar. Além disso, eles puderam vivenciar a prática de transformação na oficina, sob supervisão dos monitores da USP.  “O Eco Makerspace não é apenas um depósito de eletrônicos; é um local de transformação de resíduos e de pessoas”, comenta Willinilton Portugal, secretário de Meio Ambiente.

Vale ressaltar que Lorena sai na frente em relação ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e é pioneira na criação de um Eco Makerspace. O local, que foi inaugurado no último dia 06 de novembro, é fruto de uma parceria entre Prefeitura de Lorena e EEL-USP, e surgiu com a proposta de servir como um espaço criativo de aprendizagem com sustentabilidade por meio da reutilização de equipamentos eletrônicos doados pela população de Lorena.

O Eco Makerspace funciona no CIEJAP Milton Ballerini, que fica na Av. São José, 150 – Vila Buck, Lorena – SP. Saiba mais sobre o projeto em https://www.ecomakerspace.com.br/. Veja o resultado da participação das crianças:

WhatsApp Image 2019-12-05 at 14.41.38 (2) WhatsApp Image 2019-12-05 at 14.41.38 WhatsApp Image 2019-12-05 at 14.41.39