Segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo tem início nesta segunda-feira; público alvo são jovens de 20 a 29 anos

0

Devido o avanço do sarampo no país, o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A segunda fase da campanha tem início nesta segunda-feira (18) e vai até o dia 30. O público alvo, desta vez, são jovens adultos de 20 a 29 anos de idade que ainda não tenham sido vacinados. O dia D de vacinação acontece 30 de novembro.Em Lorena, a vacina está  disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no período das 7h30 às 16h30.

A campanha que funciona de forma seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente), teve sua primeira fase entre os dias 07 e 25 de outubro, e atendeu as crianças não vacinadas de seis meses aos menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). 

Vale lembrar que o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Os principais sintomas do sarampo são:
 
  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

 

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Share.

Leave A Reply