Sobe para 6 os casos confirmados de Sarampo

0

Apesar de todos os esforços, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos  de sarampo continua subindo, até o momento Lorena possui 35 casos notificados sendo que 6 casos confirmados (reagentes), 11 aguardando resultado e 14  descartados. Em todos os casos, já foram realizadas ações de bloqueio pela Vigilância Epidemiológica e capacitação da Rede de Saúde. Os pacientes aguardam resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz.

A Campanha de vacinação está sendo realizada em duas etapas. A primeira etapa que teve início no dia 07 de outubro (segunda-feira), e finalizou no dia 19 de outubro (sábado) alcançou quase 84% do público alvo. Nesta etapa foram atendidas todas as crianças não vacinadas de seis meses aos menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Comparecerem para a avaliação da situação vacinal 1185 crianças, tendo sido vacinadas 209 crianças, importante ressaltar que a campanha é seletiva tendo sido vacinadas apenas as crianças com vacinação incompleta.

Considerando a cobertura vacinal de rotina da população de um ano (faixa etária preconizada para administração das duas doses de vacina), Lorena tem uma cobertura de 83,4%, quase atingindo o ideal que é vacinar 95% da população, para deixarmos de estar susceptíveis ao surgimento de casos novos da doença.

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode levar a complicações e inclusive a óbito, por isso é importante que a população busque orientação nos Serviços de Saúde e se indicado, tomem a vacina.  As salas de vacina estão em funcionamento em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta das 07h30 às 16h30.

A Vacina é a única forma de proteção.

Share.

Leave A Reply