Secretaria de Saúde de Lorena inicia ação para avaliar a incidência do tracoma

0

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará, neste sábado (28), uma atividade casa-casa para verificação da incidência do tracoma e prevenção de cegueira infecciosa. O tracoma é uma conjuntivite, causada por uma bactéria (Chlamydia trachomatis), que está presente no ambiente e que, com o passar dos anos, devido grande período de exposição, pode causar cegueira irreversível.   

O projeto e a execução de sua metodologia faz parte do pacto do Ministério da Saúde, junto a Organização Mundial de Saúde, cuja meta, até 2020, é eliminar o tracoma como causa de cegueira infecciosa no Estado de São Paulo. Para isso, em Lorena, será realizado durante as manhãs de sábado, uma ação para  verificação da amostragem do público alvo, que são crianças de 1 a 9 anos 11 meses e 29 dias, em bairros pré-determinados pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de são Paulo, sendo eles Sertão Velho, Parque das Rodovias, Novo Horizonte, Vila Passos, Vila Brito, Santa Rita e Cecap baixa. A seleção dos bairros considerou a renda per capta, sistema de abastecimento de água, tipo de moradia, frequência de coleta urbana de resíduos, entre outros.

Durante o trabalho, o profissional de saúde fará uma entrevista domiciliar para verificar quantas pessoas moram naquela casa. Nas casas que possuírem crianças da citada faixa etária, será realizada em uma segunda visita, o teste de acuidade visual da criança de 5 a 9 anos, e de todos os demais moradores da casa; nas casas em que não possuírem crianças nesta faixa etária, não será realizado o teste de acuidade visual.

Após a realização do teste de acuidade, numa terceira visita, uma equipe devidamente capacitada realizará a avaliação palpebral para avaliação clínica do tracoma. Após constatação de caso confirmado de tracoma, a criança e os familiares receberão tratamento medicamentoso e acompanhamento da equipe de saúde.

Este projeto tem uma previsão de conclusão até o final deste ano, onde os dados serão entregues para a Secretaria Estadual de Saúde e também servirão para planejamento de ações do serviço de oftalmologia no município de Lorena.

 

Share.

Leave A Reply