Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização e prevenção ao suicídio nas Unidades de Saúde

0

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste mês uma série de atividades com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio. Ao longo da semana é oferecido, em parceria com o UNIFATEA, treinamento e capacitação das equipes das UBS, ESF e CAPS do município.

A capacitação é ministrada pelo psicólogo Edimar Costa, especialista em Consultoria Institucional em Psico-higiene, Prevenção e Posvenção em Suicídio), e o tema é PREVENÇÃO DE SUICÍDIO: AVALIAÇÃO, MANEJO E SUPERVISÃO NUMA PERSPECTIVA DA SAÚDE MENTAL E DA SAÚDE PÚBLICA.

WhatsApp Image 2019-09-16 at 12.18.02O conteúdo tem por objetivo promover a reflexão sobre as vulnerabilidades, com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio, visando à promoção de um ambiente positivo, solidário, integrado e acolhedor, respeitando a diversidade. Além da capacitação, a Secretaria de Saúde preparou uma série de atividades em suas Unidades de Saúde.

No dia 16 de setembro foi a vez da ESF Novo Horizonte, que realizou atividades lúdicas com as crianças. A equipe utilizou o método do semáforo das emoções e jogo da memória, incentivando elas a expor e conversar sobre o que sentem e a pedir ajuda.

Veja, a seguir, o calendário das atividades:

  • SEX 20/09 – 09h00 Unidade Básica de Saúde do Bairro da Cruz;
  • SEG 23/09 – 08h00 Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio;
  • TER 24/09 – 07h30 Unidade Básica de saúde Pinhal Novo;
  • TER 24/09 – 07h30 Estratégia de Saúde da Família Comerciários;
  • SEG 25/09 – 08h00 Estratégia de Saúde da Família Parque Rodovias;
  • SEG 25/09 – 08h30 Unidade Básica de Saúde do Cidade Industrial;
  • QUI 26/09 – 08h00 Unidade Básica de Saúde Vila Nunes;
  • SÁB 28/09 – 08h00 Unidade Básica de Saúde Sertão Velho;
  • SEG 30/09 – 08h00 Unidade Básica de Saúde CECAP.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o tema vem sendo trabalhado ao longo do mês com realização de oficinas e participação de membros e familiares.


Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, começou em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história de Mike Emme, um jovem americano, de 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando pelo mesmo desespero. Também de acordo com a OMS, 90% dos suicídios podem ser prevenidos. A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

Você se vê nestas condições ou conhece alguém que está assim?

Ao se deparar com estes sentimentos, procure ajuda. Vá até a Unidade de Saúde mais próxima ou procure pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferece acompanhamento clínico qualificado, além de todo acolhimento em prol da reinserção social, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O CAPS fica à Estrada Municipal Sta. Teresinha, 815 – Cidade Industrial.

Share.

Leave A Reply