Prefeitura entrega prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – “Maria Luiza Lopes Moreira Pinto Antunes”

(Fotos: Claudio Ribeiro)

Na manhã desta quinta-feira (18), foi entregue a população de Lorena um importante investimento na área social, o prédio onde funcionará o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – “Maria Luiza Lopes Moreira Pinto Antunes”. O prédio fica na Rua Pe. João Renaudin, ao lado da Farmácia de Manipulação e do Corpo de Bombeiros de Lorena. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Zeila Pozzatti, secretário de Obras e Planejamento Urbano Marcos Aurélio Souza Anjos, Presidente da Câmara Maurinho Fradique, vereador Marcos Ramos da Silva, familiares da homenageada, cidadãos e profissionais da assistência social.

Mais um espaço dedicado ao atendimento especializado a população em situação de risco pessoal e social por violação de seus direitos. O CREAS oferece apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias em que o risco já se instalou, vítimas de violência física, psíquica e sexual, abandono, negligência, ameaça, maus tratos e discriminação social.

O centro foi construído em uma área de 216,60 m², um investimento na ordem de R$ 382.871,51; destes R$250.000,00 é proveniente do Ministério de Assistência Social e Combate à Fome, atual Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, e a contrapartida do município no montante de R$ 132.871,51 da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Totalmente pensado e estruturado para o atendimento desta população, o prédio conta com área de recepção e circulação; 01 sala de administração; 02 salas de atendimento individual; 02 salas de atendimento familiar; 01 sala multiuso; 01 espaço externo coberto; 02 vestiários – masculino e feminino; 02 banheiros – masculino e feminino; copa/cozinha; área de serviço coberta; circulações externas com bicicletário e área verde. Todo o prédio é acessível por meio de rampas e proteção de guarda corpo.

Durante sua fala o prefeito Fábio Marcondes ressaltou as dificuldades que tem enfrentado para concluir as obras com recursos do governo federal e estadual pela falta dos repasses das verbas.

“As prefeituras vão explodir, o governo federal tem cortado as verbas dos contratos, assumidos anteriormente, o que tem feito com que as prefeituras arquem com quase 50% dos valores das obras já iniciadas, assumindo a responsabilidade da conclusão das mesmas. Diante deste cenário nós administração com muito empenho e responsabilidade concluímos mais esta obra que não só vai atender a população dando apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias em que o risco já se instalou, como vai representar uma economia de mais de 20 mil/ano em locação”.  O chefe do Executivo agradeceu ainda aos familiares da homenageada, lembrou do convívio com a família durante sua infância e enalteceu o trabalho realizado por ela na área social. “Dona Mariazinha foi uma mulher de vanguarda, muito à frente da sua época. Foi vice-prefeita em 1972 no governo de meu pai Carlos Marcondes, foi responsável pela implantação do Departamento Social na cidade de Lorena onde se destacou e serviu de exemplo a outras cidades da região, homenagem merecida”, disse o prefeito.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Zeila Pozzatti, o momento representa mais que a inauguração de um importante prédio para prestação de um serviço especializado, mas sim um momento de emoção, pois a homenageada Dona Mariazinha teve uma grande influência em sua vida profissional na área social. “Ainda no meu primeiro ano de faculdade, procurei pela dona Mariazinha para pedir-lhe emprego e ela não só me recebeu como me contratou como sua estagiária me dando a oportunidade de aprender com ela o que é  serviço social. Agradeço em especial ao prefeito Fábio Marcondes que nunca deixa de atender aos nossos pedidos, sempre apoiando e incentivando o nosso trabalho”, destacou Zeila.