Férias de julho chegaram: os parques municipais e o CSU são opções certas para o tempo livre com a família e os amigos

As férias de julho chegaram e, com elas, mais tempo livre para se reunir com a família e com os amigos. E que tal aproveitar a ocasião para curtir e se divertir em espaço aberto e em contato com a natureza? A Prefeitura Municipal de Lorena tem as sugestões certas. Confira:

Parque Águas do Barão:

águas do barãoO espaço oferece boas opções de lazer para toda a família. Com um amplo espaço verde disponível realização de piqueniques e atividades recreativas como uma partida de futebol com a família e amigos. Ideal, também, para levar a criançada para brincar no parquinho, além da prática de atividades físicas.  O funcionamento do Parque Águas do Barão é de terça a domingo das 7h às 18h.

O parque fica à Estrada Municipal Santa Teresinha, 907 – Cidade Industrial

Parque Ecológico do Taboão

O parque possui mais de 80 hectares de uma área de proteção, preservação ambiental, lazer e disseminação da cultura regional. Localizado na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão. O local conta com estrutura para trilhas para pedestres e ciclistas, viveiro, área de descanso e recreação, área para alimentação e mirante para a contemplação da natureza. Na Casa Sede há uma sala destinada à educação ambiental, biblioteca com acervo ambiental, Museu de História.Parque Taboão

O espaço, além de ser mais uma opção de lazer para os moradores da região, é um centro de referência na área de pesquisa ambiental do Estado de São Paulo. Parte de sua área é destinada ao plantio de árvores nativas da região, dentre elas várias espécies frutíferas, que são plantadas nas matas ciliares para consumo da fauna local, e árvores adequadas para plantio em áreas urbanas.

O parque funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. e nos fins de semana e feriados, das 9h às 16h30. O museu e a casa sede abrem aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h30.

Se você for visitar o Parque Ecológico Taboão, fique atento a algumas orientações:

• Atividades como brincadeiras de criança; passeio com animais, andar a cavalo, bicicletas, caminhadas, consumo de alimentos e fotografias são permitidas apenas na área próxima à Casa Sede.
  • Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas, churrasco, fogueiras, acampamento, escalada, uso de barcos na represa, som alto, captura, pesca e caça de animais silvestres, bem como alimentar os mesmos.
  • As trilhas serão liberadas em breve, após finalização de demarcações e procedimentos de segurança
  • Os veículos (carro e moto) devem se dirigir para as áreas de estacionamento, localizadas próximas ao viveiro e a Casa Sede.

CSU – Centro Social Urbano

CSUA prática esportiva não pode ficar de lado no inverno e, para isso, o CSU é o lugar mais indicado. O espaço, que também é a sede da Secretaria de Esporte e Lazer, conta com um complexo aquático, quadra poliesportiva, campo de Futebol, pista de Atletismo, quadra de Tênis, quadra de Futebol de areia, parque para práticas de esportes radicais (Skate, BMX e Patins), academia ao ar livre, pista de Bicicross, e parquinho para as crianças, além de ser um ótimo lugar para um piquenique com os amigos. Toda a estrutura pode ser usada gratuitamente. Durante o dia, o CSU recebe aulas de diversas modalidades esportivas. Confira o cronograma do esporte e saiba quais são. Para mais informações sobre as aulas, ligue para (12) 3157-8767.

O CSU (Centro Social Urbano) fica na Rua Capitão Oscar Santos Bitencourt, nº 432, Nova Lorena.

Parque Infantil Municipal ao lado do Fórum

Parque Municipal ao lado do FORUMOutra opção de lazer é o Parque Infantil Municipal. Mais um ótimo espaço de lazer situado no meio da área urbana que proporciona infraestrutura ideal para estar em família ou com os amigos, seja em atividades recreativas ou para fazer um lanche. O local, bem arborizado, conta com brinquedos para as crianças, mini-campo de futebol e área coberta para outras atividades recreativas. O parque fica à Avenida Epitácio  Santiago, ao lado do Fórum, e próximo à Secretaria Municipal de Saúde. O funcionamento do Parque Infantil Municipal é de terça a domingo das 7h às 18h.

Vale ressaltar que os parques municipais não abrem ao público às segundas-feiras pois este é o dia da semana em que passam por manutenções de rotina. O CSU, no entanto, abre todos os dias.