Unidade de Atendimento de Reintegração Social e Secretaria de Saúde realizam atividades de prevenção às ISts no Dia dos Namorados

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Neste 12 de junho, Dia dos Namorados, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Lorena realizou atividades exclusivas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) aos assistidos, durante a “Manhã da Saúde”. Com a presença do prefeito Fábio Marcondes e do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Cardoso, o objetivo da ação realizada pela Central de Atenção ao Egresso e Família e Central de Penas e Medidas Alternativas, foi conscientizar os envolvidos nos atendimentos sobre a importância das relações seguras e da prevenção, evitando assim, a transmissão de IST.

Na programação, os presentes participaram de uma palestra bastante dinâmica com Monique Fernandes, coordenadora do Programa de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde. Monique abordou a questão das IST e temas variados relacionados à saúde e aos cuidados que devem ser tomados não só no Dia dos Namorados e sim ao longo da vida. Também foram distribuídos preservativos e realizados os chamados “Testes Rápidos”, método que permite que o paciente  tenha um diagnóstico rápido de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, AIDS e Hepatite. Além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Reintegração Social, estiveram presentes na “Manhã da Saúde”, a coordenadora do PROCON de Lorena, Neide Cardoso, e a diretora do PAT, Julie Salomão.

Em Lorena, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social e Cidadania de Lorena está instalada á Rua José Gemelli, 107, Nova Lorena.  O local é responsável pela execução e acompanhamento do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade, recebendo pessoas que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo e foram condenadas pelo judiciário ao cumprimento desta pena alternativa à de privação da liberdade: a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). Ao chegar a uma Central o apenado passa por uma avaliação psicossocial e de levantamento de demandas que avalia também suas potencialidades (profissão, graduação, conhecimentos e habilidades), bem como suas limitações e restrições. Posteriormente, é encaminhado a uma instituição (governamental ou não) sem fins lucrativos para preencherem postos de trabalho de acordo com o perfil levantado na entrevista.

Dados do Ministério da Saúde sobre IST:

Dados do Ministério da Saúde demonstram que a população entre 25 e 39 anos é a mais suscetível a contrair doenças sexualmente transmissíveis. Nos últimos anos aumentou o número de casos dessas doenças, principalmente em relação à sífilis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge mais de 12 milhões de pessoas no mundo. Em 2017, foram notificados no Brasil 119.800 casos de sífilis adquirida, 49.013 casos em gestantes, 24.666 ocorrências de sífilis congênita. Já o número de casos de AIDS registrados no Brasil aumentou 700% nos últimos 10 anos, entre jovens de 15 e 24 anos, segundo o Ministério da Saúde.

DSC_1004 DSC_0926 DSC_0928 DSC_0951 DSC_0961 DSC_0963 DSC_0975 DSC_0982 DSC_0996