Ponto MIS: palestra sobre Libras e oficina de fotografia têm inscrições abertas na Casa da Cultura

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lorena (SECTUR) está sempre em busca de novos atrativos para garantir novas experiências e conhecimentos de forma gratuita para a população. Neste contexto, o Ponto MIS, do Governo do Estado de São Paulo, é um programa de grande importância para a cidade, inclusive na formação e difusão cultural. Nesta semana, duas atividades estão no roteiro cultural de Lorena, uma palestra sobre acessibilidade audiovisual e a abertura para inscrições de uma oficina de fotografia. Confira abaixo detalhes de cada atração:

Palestra” Acessibilidade Audiovisual: Janela de Libras

Ainda há vagas disponíveis para a palestra “Acessibilidade Audiovisual: Janela de Libras”. A atividade acontecerá nesta terça-feira (14), das 14h às 17h, na Casa da Cultura. Para participar, os interessados devem ter 16 anos ou mais e se inscrever no local da palestra (Rua Viscondessa de Castro Lima, nº10, centro), apresentando RG, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

A palestra será ministrada por Paloma Bueno que é tradutora e intérprete de Libras para TV, cinema e vídeos para internet, com experiência em tradução de filmes para cinema, documentário, videoaulas, videoclipes, institucionais e propagandas eleitorais municipal e nacional. Paloma também possui experiência em interpretação no ensino superior e técnico, conferências e eventos, e é professora de Libras, tradução e interpretação. As vagas são limitadas, por isso, não perca tempo. Garanta já sua inscrição!

Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica – Módulo I

Vivemos numa demanda rápida, automatizada, muitas vezes sem respiro e respeito pela arte e universo ao nosso redor. Nunca se fotografou tanto, mas paradoxalmente, não olhamos verdadeiramente o que nos dispomos a registrar. A oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica é um convite a observação do espaço, da natureza e cotidiano a partir de qualquer aparelho fotográfico, do celular à câmera profissional. O participante terá a oportunidade de afinar a sensibilidade do seu olhar. A oficina, marcada para 28 de maio, das 13h às 17h, tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, os participantes conhecerão a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos de grande importância para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.

A oficineira é Melissa Szymanski, fotógrafa formada e pós graduada pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, IED – Istituto Europeo di Design, SESC e no MIS – Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia :Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente foi convidada no primeiro congresso on line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para as agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens.

Para esta atividade, as inscrições foram abertas nesta segunda-feira (13). São 20 vagas disponíveis, com duração da oficina de 4 horas. Podem se inscrever pessoas com idade a partir dos 14 anos. Para participar, os interessados também devem se inscrever na Casa da Cultura, apresentando RG, de segunda a sexta, das 9h às 18h.