Equipe do CREAS se reúne com órgãos públicos e representantes da sociedade civil para discutir sobre medidas socioeducativas

(Fotos: Vinicius Rois)

Aconteceu o 1º Diálogo sobre Medidas Socioeducativas de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) de Lorena. O encontro foi promovido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), por meio do CREAS, e contou com a presença do Juiz Daniel Otero Pereira da Costa, da Comarca de Lorena, e do Dr. Cassiano Antonio de Oliveira, promotor de justiça na cidade. Estiveram presentes, também, representantes das Organizações da Sociedade Civil de Lorena, de Secretários Municipais  e de outros setores da SADS.  O objetivo da reunião, que aconteceu no dia 26 de abril de 2019, na Casa da Cultura, foi convidar as instituições e órgãos públicos para compor a rede acolhedora dos adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa mencionada.

Medida Socioeducativa de Prestação de Serviço à Comunidade

A Medida, estabelecida no artigo 117 do Estatuto da Criança e Adolescente, é destinada a adolescentes autores de ato infracional de intensidade mínima. O seu objetivo, de acordo com Rita de Cássia Prado, subsecretária da SADS, é possibilitar que o adolescente encontre em seu meio social o caminho pedagógico do reconhecimento de sua conduta indevida e a convicção do seu próprio valor como ser humano. “A medida de PSC não é uma medida de trabalho obrigatória, mas uma medida que se fundamenta na perspectiva do fortalecimento da convivência familiar e comunitária como um caminho para a interrupção da trajetória infracional, contribuindo para a ampliação dos projetos de vida, valorização da identidade, desenvolvimento de habilidades, entre outras questões que somadas podem ampliar as possibilidades e as escolhas desses adolescentes”, completa a subsecretária, que conduziu os trabalhos do encontro.

A Prefeitura de Lorena já atua como instituição acolhedora, colocando a disposição diversos setores para que adolescentes cumpram as medidas socioeducativas previamente acordadas; os órgãos e empresas que desejam se tornar uma instituição acolhedora devem procurar o CREAS, que fica à Rua Nossa Senhora da Piedade, 112, Centro, telefone (12)3157-3706.

Confira fotos da reunião

DSC_1478DSC_1441DSC_1451DSC_1438DSC_1474