Lorena inaugura CER III “Dr. Antônio Fausto Reis Pereira Baptista” para atendimentos de pessoas com deficiência visual, física e auditiva de 17 cidades da região

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Mais um importante e diferenciado investimento para a saúde foi oficialmente entregue aos moradores de Lorena e região. Na última quarta-feira (17), foi inaugurado o Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Antônio Fausto Reis Pereira Baptista”, no bairro Santa Rita, em Lorena. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, secretária de saúde Imaculada Conceição Magalhães, secretário de Obras e Planejamento Urbano Marcos Anjos, Diretora Regional Técnica da Saúde, Nádia Maria Magalhães, vereadores, familiares dos homenageados, cidadãos e profissionais da saúde.

O CER foi construído a partir do projeto arquitetônico padrão disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com recurso Federal de R$3.750.000,00, mais R$ 1.500.000,00 para aquisição de equipamentos e mobiliários. O Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência para 17 cidades da chamada “Rota da Fé e Vale Histórico, que compreende cidades de Bananal a Guaratinguetá. A área total de cobertura atenderá uma população aproximada de 450 mil.

O prédio contará com sala de cabine acústica, campo livre, reforço visual, e equipamentos para avaliação audiológica, salão para cinesioterapia e mecanoterapia, e sala de orientação de mobilidade física e visual e estacionamento. Nos atendimentos do CER III, haverá otorrinolaringologistas, oftalmologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Incluindo os colaboradores da parte administrativa do prédio, serão quase 40 profissionais trabalhando para funcionalidade do CER III, todos aprovados em concursos públicos realizados pela Prefeitura.

Durante a inauguração, o prefeito Fábio Marcondes destacou a importância dos investimentos em saúde e como, em Lorena, este recurso é priorizado. “É possível fazer política séria neste país, sim. Nós investimos mais de 34% da arrecadação municipal em saúde, isso é mais que o dobro do que a União indica. O caminho é este e não podemos investir em saúde sem pensar na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Preciso deixar aqui meu agradecimento às famílias dos homenageados, tanto do Dr. Fausto, que terá seu nome vinculado ao nosso CER, como do sr. Marcolino, que terá seu nome como endereço deste local. Duas pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento de Lorena, cada um na sua área, um foi um grande médico, referência para tantos profissionais, e o Marcolino, um militar e empresário que escolheu Lorena para viver e investir. Com certeza, são homenagens merecidas e que eternizarão seus feitos por nossa cidade”, disse o prefeito.

Além da inauguração do prédio do CER III que leva o nome do médico, Dr. Fausto, foi oficializado o endereço da Rua “Marcolino Aprígio de Araújo”. Também foi adquirido um micro-ônibus adaptado para pessoas com deficiência e um novo ponto de ônibus para atender aos moradores da cidade, como afirmou a secretária municipal de Saúde.

“Este é um projeto novo no Vale do Paraíba, por isso, estaremos trabalhando no cadastramento, por meio das Unidades de Saúde, do público que precisará do serviço. A partir de agora, a população com qualquer deficiência, seja física, visual ou auditiva, pode procurar sua unidade de saúde de sua referência para o acolhimento e então para avaliação e cadastramento no CER. Estamos preparando toda uma logística para garantir a vinda dessas pessoas, seja pelo ônibus intermunicipal ou pelo atendimento de nossos veículos”, destacou Imaculada.