Número de casos confirmados de dengue chega a 52 em Lorena

O número de casos de dengue tem aumentado em Lorena, deixando a Secretaria de Saúde em alerta. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, das 168 notificações registradas desde janeiro, 52 casos foram confirmados e 32 aguardam resultado de exame laboratorial.

Na busca pelo controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da zika, febre amarela e chikungunya, a Prefeitura tem realizado um trabalho ininterrupto de conscientização casa a casa, já que os criadouros domésticos ainda são a maior barreira na luta contra essas doenças. Além disso, as regiões com maior número de registros estão recebendo, também de forma intensificada, a operação Cata-Treco, com foco na identificação de criadouros nas residências e orientação quanto ao descarte, em uma integração das secretarias de Saúde e Serviços Municipais.

Os bairros que já receberam a operação foram: São Roque e Cecap. No dia 12 de abril, é a vez do bairro Comerciários I receber a visita dos agentes de saúde da Prefeitura, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Nestas regiões, os materiais encontrados que são passíveis de remoção serão imediatamente retirados pelo morador, e depositados em sacos de lixo, e o caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos recolherá no mesmo dia para descarte final. É importante reiterar que resíduos como entulhos de construção, eletrodomésticos, podas de árvores não deverão ser retirados para esta finalidade, pois a ação é específica para remoção de criadouros domésticos, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis, ou seja, recipientes que possam acumular água.

Segundo a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em Lorena, o indicador foi de 6,9. Na prática, o indicador aponta que cerca de 7 a cada 100 imóveis apresentaram focos de criação do mosquito. Uma nova avaliação está sendo iniciada nesta segunda-feira (08), e vai até o dia 11 de abril. Esta atividade é indicada para acontecer neste mês, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Não se esqueça: Com saúde não se brinca. Receba os agentes de Saúde da Prefeitura em sua casa e ajude a eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Colabore, faça sua parte e ajude a cidade de Lorena a ficar livre do Aedes Aegypti!