Lorena registra 36 casos de dengue confirmados; Secretaria de Saúde intensifica operação cata-treco

Os números de casos reagentes de dengue continuam crescendo em Lorena. Até o momento, 36 dos 135 casos de dengue notificados foram confirmados; 74 casos foram descartados e 25 aguardam resultado de exames.

Os bairros onde foram encontrados casos reagentes são: Cabelinha, Campo dos Ipês, São Roque, Centro, Cecap, Vila Hepacaré, Industrial, Jardim Primavera, Jardim Novo Horizonte, Santo Antônio, Vila Geny, Vila Nunes, Vila Portugal. Por isso, essas regiões receberão ao longo das próximas semanas a Operação Cata-Treco. O objetivo da ação é intensificar o combate à Dengue e a outros vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti.

A atividade é mais uma medida preventiva, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor do Aedes, e durante as vistorias, agentes de Saúde uniformizados identificam locais propícios para  criadouros e orientam quanto ao descarte. Os materiais encontrados que são passíveis de remoção serão imediatamente removidos pelo morador, e depositados em sacos de lixo, e o caminhão da Secretaria de Serviços Municipais recolherá no mesmo dia para descarte final. Resíduos como entulhos de construção, eletrodomésticos, podas de árvores não deverão ser retirados para esta finalidade, pois a ação é específica para remoção de criadouros domésticos, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis, ou seja, recipientes que possam acumular água.

O cronograma das atividades do cata-treco começou na última semana, com três dias de cobertura no bairro São Roque. Nos próximos dias, as atividades atenderão o bairro Cecap, nos seguintes horários:

Data Horário
Inicio 03/04/2019 (quarta feira) 8:00 h às 12:00 h.14:00 h às 16:00 h
Termino 05/04/2019 (sexta feira) 8:00 h. às 12:00 h.14:00 h às 16:00 h

Ao longo das próximas semanas, será divulgado o próximo bairro, conforme as definições das secretarias de Saúde e de Serviços Municipais. É importante destacar que para o sucesso da ação, a Prefeitura conta com a participação dos moradores, recebendo os agentes e seguindo as especificações dos profissionais.

A iniciativa foi adotada pela Prefeitura em razão do resultado da última avaliação de densidade larvária, realizada em janeiro, que registrou índice de 6,9%. A ação teve início no dia 27 de março, no Bairro São Roque, e essa semana o bairro atendido é a Cecap.

É necessário lembrar que o Aedes aegypti não transmite apenas dengue, como também chikungunya, zika e febre amarela, sendo todas elas doenças que podem matar!

Colabore! Faça sua parte! Elimine o Aedes aegypti da sua casa!