Intensificação da ação de cata-treco tem início na próxima quarta-feira

0

O número de casos reagentes de dengue tem aumentado no município de Lorena, desde o mês de fevereiro 2019 conforme quadro demonstrativo abaixo.

2019 Situação Epidemiológica
Notificações de Dengue 94
Reagentes – autóctones (contraíram a doença no próprio município) 24
Descartados 60
Aguardando resultados 10

Os bairros onde foram encontrados casos reagentes são: Cabelinha, Campo dos Ipês, São Roque, Centro, Cecap, Vila Hepacaré, Industrial, Jr Primavera, e Jardim Novo Horizonte.

No mês de janeiro a avaliação de densidade larvária, constatou um índice de 6,9% de larvas de Aedes aegypti no município, índice este que aponta a presença de larvas em ambiente intradomiciliar, ou seja, os criadouros estão dentro das residências.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, em mais uma ação, realizará ações de cata-treco, quando os agentes de saúde devidamente uniformizados adentrarão (com autorização do morador) as residências para identificar os criadouros, e orientar quanto ao descarte.  A ação terá início na próxima quarta-feira, 27 de março até sexta-feira (29) e o primeiro bairro a ser atendido será o Bairro São Roque.  Abaixo quadro ilustrativo.

BAIRRO SÃO ROQUE

  Data Horário
Inicio  27/03/2019 (quarta feira) 8:00 h. às 12:00 h.

14:00 h às 16:00 h

Termino 29/03/2019 (sexta feira) 8:00 h. às 12:00 h.

14:00 h às 16:00 h

Os materiais encontrados que são passíveis de remoção serão imediatamente removidos pelo morador, e depositados em sacos de lixo, e o caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos recolherá no mesmo dia para descarte final. Portanto, resíduos como entulhos de construção, eletrodomésticos, podas de árvores não deverão ser retirados para esta finalidade, pois a ação é específica para remoção de criadouros domésticos, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis, ou seja, recipientes que possam acumular água.

Portanto, autorize a entrada dos agentes, pois a inspeção é fundamental para que seja identificado um possível foco, e com isso, seja realizada a orientação adequada quanto aos cuidados.

Após esse período, outros bairros receberão a ação e será divulgado o cronograma.

Devemos lembrar que o Aedes aegypti não transmite apenas dengue, como também chikungunya , zika e febre amarela, sendo todas elas doenças que podem matar!

Colabore! Faça sua parte! Elimine o Aedes aegypti da sua casa!

Share.

Leave A Reply