XIV Conferência Municipal de Saúde, terá como tema: “Democracia e Saúde”.

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde, Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde-COMUS,  realizará a XIV Conferência Municipal de Saúde, no dia 22 de março, das 9h às 18h, no Teatro do Centro Universitário Teresa D’Ávilla-UNIFATEA.
O tema do evento é “Democracia e Saúde”.
Poderão participar todas as pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento da política de saúde. Os membros atuarão como delegados, observadores ou convidados, conforme preconiza o regimento Interno da XIV Conferência Municipal de Saúde.
Ao todo, serão abordados três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Os delegados – indicados pelas entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social – delegados indicados pelo Governo e os indicados pelos Prestadores de Serviços para o SUS terão direito a voto, da seguinte maneira: 50% da população (entidade cadastrada no Conselho), 25% governo, 25% dos Prestadores de Serviços.
Segundo a Secretária de Saúde, Imaculada Conceição Magalhães, a Conferência tem como objetivo de impulsionar, reafirmar e buscar efetividade dos princípios e diretrizes do SUS, propor as diretrizes para aformulação do Plano Municipal de Saúde, fortalecendo o controle social e a gestão participativa, enquanto política de um governo democrático popular, representa o compromisso de identificar, desencadear e fortalecer dispositivos que promovam a participação da população. com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados.
Os trabalhos da XIV Conferência seguirão a seguinte ordem: a Plenária de abertura, formação das mesas redondas com exposições, debates dos eixos temáticos, trabalhos de grupo para o aprofundamento das discussões temáticas, elaboração das preposições, Plenária Final com as propostas e moções.

Para inscrições clique aqui.