Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo alerta para aumento de casos de sarampo em cruzeiro marítimo

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para necessidade de vacinação às pessoas que não se imunizaram contra o sarampo pelo risco de reintrodução do vírus. O pedido de alerta veio pela Secretaria de Estado da Saúde, como resultado do surto em um Navio de Cruzeiro que viaja pela costa brasileira.

A vacinação é gratuita em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e é importante destacar que em Lorena não há casos confirmados ou suspeitos de Sarampo até o momento, por isso, está sendo seguido o critério do Calendário Nacional de Vacinação. Pessoas de 12 meses a 29 anos devem receber duas doses da vacina com componente sarampo: a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses, com a vacina tríplice viral e aos 15 meses, uma dose da vacina tetra viral. Pessoas de 30 a 49 anos que não foram imunizadas com as duas doses citadas também devem receber uma dose da vacina tríplice viral. Nascidos antes de 1960 não têm recomendação de tomar a vacina, exceto se forem profissionais da saúde.

Desde fevereiro de 2018, o Brasil tem reportado a circulação do vírus do sarampo (genótipo D8) em 11 estados da federação. De acordo com a Nota Informativa nº 29/2019-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, entre 14/2/2019 e 21/2/2019 foram notificados 23 casos suspeitos, dos quais 13 apresentaram resultado de PCR detectável para o vírus do sarampo, caracterizando surto de sarampo entre tripulantes do navio MSC Seaview que viaja pela costa brasileira até o dia 2/4/2019, com escalas entre os portos de Salvador/BA, Ilhéus/BA, Búzios/RJ, Ilha Grande/RJ, Ilha Bela/SP, Santos/SP, Porto Belo/SC e Camboriú/SC. A cada cruzeiro embarcam cerca de 5.000 passageiros, e opera com 1.400 tripulantes. Desse modo, em torno de 10.000 passageiros que viajaram no período de 2 a 16/2/2019 encontram-se sob risco de manifestar sinais e sintomas de sarampo. Ainda, de acordo com a nota informativa, estavam presentes no navio passageiros residentes nas 27 Unidades Federadas do Brasil, em mais de 500 municípios.

Alerta aos Viajantes:

No planejamento da viagem, incluindo cruzeiros marítimos e a participação em eventos de massa (esportivos, culturais, religiosos, etc.), o viajante suscetível deve receber a vacina SCR viral 15 dias antes de viajar, para sua completa proteção e de seus familiares. A caderneta de vacinação é o documento de registro de sua situação vacinal, ela deve constar entre seus documentos de viagem. Durante a viagem, reforçar as medidas de higiene pessoal e do ambiente:

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel.
– Não compartilhar copos, talheres e alimentos.
– Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos.
– Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
– Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados.
– Evitar contato próximo com pessoas doentes.

No retorno da viagem, ficar atento se apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite, até 30 dias após seu regresso, estes podem ser sintomas do sarampo e/ou rubéola. Recomenda-se que procure imediatamente um serviço de saúde, informe seu itinerário de viagem, permaneça em isolamento social e evite circular em locais públicos. Todo caso suspeito de sarampo ou rubéola deve ser notificado imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde.