Ecoponto de pilhas, lâmpadas e baterias volta a funcionar na Praça da Estação

O Ecoponto de lâmpadas fluorescentes, pilhas alcalinas e baterias de celulares já voltou a funcionar na praça Mal. Mallet (Pç. da Estação). O espaço, destinado ao  descarte correto de materiais desse tipo é fundamental, pois contribui para a preservação ambiental a curto e longo prazo.

O Ecoponto funcionava provisoriamente na Garagem Municipal desde o fechamento do prédio da praça da Estação para reforma. O ponto de recebimento dos materiais voltou para o centro na última terça-feira (12) e durante a reinauguração, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente reuniu-se com adolescentes e jovens para uma mesa redonda onde foram abordados diversos temas relacionados a área ambiental. Também foram fornecidos para a juventude livros do acervo ambiental, oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Para o secretário Willinilton Portugal, é extremamente importante dialogar com as novas gerações sobre descarte consciente de materiais que contaminam o solo, como pilhas, baterias e lâmpadas, gerando o senso crítico para mudanças futuras de atitudes. “É essencial abrirmos dialogo com os jovens e também com as crianças, mostrando a importância da contribuição de todos para um meio ambiente mais conservado e esclarecendo nossas responsabilidades para um perfeito equilíbrio entre cidade e meio ambiente”, disse Portugal.

O Ecoponto funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e qualquer pessoa pode levar seu material para descarte.Foto eco 5

Por que devo me preocupar com o destino correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas alcalinas e baterias de celulares?

As lâmpadas, por exemplo, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Já as pilhas e baterias de uso doméstico apresentam na sua composição, metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

As pilhas e baterias, quando estão em funcionamento, não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O principal problema que pode ser causado por elas é no momento em que são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem, quando são amassadas ou estouradas, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos, prejudicando a agricultura e a hidrografia.