O descarte de lixo irregular é um dos maiores vilões nos alagamentos ocasionados pelas chuvas

Com as altas temperaturas registradas neste verão, a cidade tem sido atingida por chuvas de grande intensidade e o risco de alagamento e enchente é maior.  O descarte irregular de lixo, o depósito de areia e pedra brita nas calçadas são os principais fatores que contribuem para o entupimento das bocas de lobos  provocando alagamentos e transbordamento de córregos e rios o que agrava a situação, além da agressão ao meio ambiente.

lixo4

A preservação do meio ambiente é um dever de cada indivíduo e não é preciso esperar uma grande campanha para fazer a sua parte, pois o pequeno gesto de cada um resulta em um grande resultado para todos.

DSC_0611

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, tem realizado uma programação ininterrupta de limpeza e desobstrução dos bueiros e bocas de lobo para minimizar os riscos, porém, sem o apoio da população o serviço torna-se insuficiente.

DSC_0607

Além da coleta de lixo comum feita pela empresa terceirizada EPPO e a seletiva pela COOCAL, a Prefeitura mantém de 4 a 5 caminhões, uma máquina carregadeira e uma equipe de funcionários trabalhando diariamente na remoção de lixo e materiais que são descartados inadequadamente.

lixo

Para contribuir com os cuidados e manutenção das ruas, a orientação é que os moradores coloquem os resíduos sólidos urbanos (RSU) apenas nos dias em que o caminhão da coleta passa e, se possível, em lixeiras ou depósitos, com o objetivo de evitar que a chuva arraste os sacos para os bueiros. Outra medida preventiva importante é que o cidadão não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas.

lixo2

Para quem está em fase de construção de obras, é importante estar atento para o armazenamento corretos de materiais, como pedra e areias. A orientação é que esses materiais nunca sejam colocados em calçadas. Também é importante destacar que o descarte irregular desses materiais é crime passível de multa.

lixo3

De acordo com a Lei Municipal nº3.476, de 2011, é proibido expor, descarregar nos passeios, canteiros, ruas, jardins e demais áreas de uso comum público, entulhos, terras ou resíduos sólidos de qualquer natureza. Para materiais inservíveis e de construção você pode contratar o serviço de aluguel de Caçamba e dividir o custo com vizinhos para otimizar os gastos.
Em Lorena, além do trabalho de fiscalização e conscientização com o comércio e população, a Prefeitura possui o Aterro de Resíduos Sólidos e Inertes, localizado próximo ao bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais de construção, demolição, reformas, reparos de pavimentação de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos, (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto). Para utilizar, as empresas devem realizar cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, informações pelo telefone (12) 3157-2619. Já para denúncias de depósito irregular destes resíduos durante o período de construção, ligue no setor de Fiscalização no telefone (12) 3185-3019.

Com o trabalho da Prefeitura e medidas preventivas e a conscientização por parte da população, os riscos de alagamentos nesta época do ano sofrem grande redução. Para casos de emergência em dias de chuva forte, o telefone da Defesa Civil é o (12) 3185-3519.

Faça sua parte e incentive seus vizinhos a tomarem a mesma iniciativa. Cuide da sua cidade. Ela também é a sua casa.

Fotos: Claudio Ribeiro