Prefeito Fábio Marcondes recebe visita de alunos membros da Enactus EEL – USP

0

O prefeito Fábio Marcondes na tarde desta terça-feira (04), recebeu em seu gabinete a visita dos estudantes  Fábio Kigiro, Presidente da Enactus EEL – USP e Vinícius Aquino Rocha, líder do Projeto Cigana, os estudantes vieram  acompanhados pelo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e Psicólogo Clínico, Carlos Eduardo P. Soares, parceiro da Enactus EEL – USP.  O objetivo da visita foi  apresentar ao prefeito o resultado dos projetos desenvolvidos  pelo Enactus em Lorena.

Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Está em 36 países ao redor do mundo e formam uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos que fornecem uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco. Com isso, alunos fazem da Ação Empreendedora a ferramenta que transforma vidas.

A idealização do time Enactus EEL-USP surgiu quando os membros Lucas Bernare Thiago Ribeiro, voluntários de outra entidade estudantil com viés social, tomaram conhecimento da Enactus de outras regiões do estado de São Paulo. Juntamente com outros dois alunos, Gabriel Lourenço e Víctor Nagamine, eles então decidiram pela criação da Enactus na Escola de Engenharia de Lorena da USP, trabalhando lado a lado com o Professor Conselheiro Marco Antônio Carvalho Pereira.

A Missão é transformar vidas de maneira sustentável através da ação empreendedora, gerando impacto social, ambiental e econômico e desta forma ser referência em empreendedorismo social no Vale do Paraíba.

Foram desenvolvidos pela Enactus quatro projetos em Lorena:

PROJETO BIGUÁ, foram 26 aulas dadas, participaram 77 alunos dos oitavos anos A e B do Colégio Estadual Joaquim Ferreira Leite, mais de 6000 pessoas alcançadas em mídias sociais e ganhador do Edital Comunidades da USP. O Projeto Biguá tem sua base construída em sistemas de aprendizagem ativa, onde o próprio aluno molda e direciona o seu aprendizado.

O PROJETO CIGANA,  visa empoderar pessoas e desenvolver nelas o espírito empreendedor.  O projeto tem como foco a população que vive em situação de vulnerabilidade econômica e social E através do conhecimento de técnicas inovadoras de panificação, transformar a realidade socio-financeira. Foram 6 oficinas dadas, 70 pessoas diretamente impactadas e 1 pessoa empoderada pelo projeto.  O projeto foi Semifinalista do edital Cargil.

PROJETO FÊNIX que atua na comunidade Bethânia, que é uma casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade e busca reintegrá-los à sociedade, diversas atividades são trabalhadas dentro dessa comunidade, tarefas domésticas, cuidados com a saúde, esporte e até mesmo agricultura e pecuária, possuem a própria horta e alguns animais. Foram realizadas 6 interações, 11 pessoas diretamente impactadas e mais de 6000 pessoas alcançadas em mídias sociais.

PROJETO JOÃO DE BARROS que está inserido na Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente E QUE teve início em 2017, 1º projeto a se tornar financeiramente sustentável. Foram 30 jovens diretamente impactados, capacitados através da aprendizagem de competências técnicas e mão-na-massa para confecção de produtos artesanais, que posteriormente são vendidos em exposições locais, feiras regionais eventos acadêmicos, parte do lucro é reinvestido em produtos ou serviços para os internos da Fundação CASA. Concomitantemente, incentiva-se o protagonismo, o intra empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades transversais voltadas ao empreendedorismo.

 

Share.

Leave A Reply