Lugar de lixo é no lixo! A Prefeitura realiza inúmeras intervenções para que a cidade fique mais limpa e segura, porém é necessário que a população faça sua parte

Apesar das inúmeras ações que a prefeitura têm realizado para minimizar o problema do descarte irregular e inadequado do lixo na cidade, se não houver o comprometimento e a parceria da população, todo esse trabalho acaba sendo insuficiente para solução da questão. É preciso que a população se conscientize e colabore nesta campanha. O lixo é um dos maiores vilões na questão da saúde pública, o acúmulo de lixo em terrenos baldios e ruas são verdadeiros focos  de doenças como  a dengue zika e chikungunya, além do principal causador  dos alagamentos e enchentes.

26551267_1197154983747828_1185836721_n

Para termos uma cidade que possa ser modelo em educação, saúde  e limpeza, é necessário o  comprometimento social. O poder público tem feito  sua parte, a coleta de lixo comum é feita pela empresa terceirizada EPPO e a seletiva pela COOCAL, a Prefeitura mantém de 4 a 5 caminhões, duas máquinas carregadeira e uma equipe de funcionários trabalhando diariamente na remoção de lixo e materiais que são descartados inadequadamente.

retirada

A Secretaria de Serviços Municipais retira diariamente de terrenos baldios, calçadas e ruas aproximadamente 20 a 25 caminhões de lixo, o que totaliza uma média de 35 a 50 toneladas de lixo/dia. A Secretaria de Saúde, que também trabalha fortemente na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela, realiza  a operação Cata Treco nos bairros de maior índice de proliferação do mosquito. No mês de outubro foi a vez dos bairros, Vila Passos, Vila Brito, Santa Edwiges e  bairro da Cruz, parcialmente. Porém a soma dessas ações,  tem sido insuficiente, pois falta colaboração de boa parte da população.

DSC_0053

O lixo tem sido descartado deliberadamente de forma irregular por moradores em rios, ruas e terrenos em todas as regiões da cidade, o que tem dificultado e muito os trabalhos das equipes de Serviços Municipais que mantém um cronograma diário.

DSC_0046

Segundo o Secretário de Serviços Municipais, Sr. Nelson Monte Claro Bittencourt, a Prefeitura só é notificada depois que os materiais inservíveis já foram despejados. “Precisamos que a população se conscientize da importância de descartar seu lixo de forma correta e nos ajude a fiscalizar os infratores para que a prefeitura tome uma atitude mais efetiva e possa penalizar com multa os infratores.  Não estamos vencendo, é preciso que a população coopere e nos ajude”, enfatizou o secretário.

DSC_0052

Ainda de acordo com o secretário, os terrenos e ruas que são limpos, num período inferior a uma semana já se encontram sujos novamente. Este é o caso de vários bairros de nossa cidade, demonstrando total falta de consciência da população.

Precisamos que a população mais esclarecida e consciente, que é a maior parte, nos ajude nesta batalha por uma cidade mais limpa e educada.

18596787_776699322497679_497986770_o

A Prefeitura possui o Aterro de Resíduos Sólidos e Inertes, localizado próximo ao bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais de construção, demolição, reformas, reparos de pavimentação de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos, (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto). Para utilizar, o morador ou empresa deve se cadastrar e solicitar autorização na Secretaria de Meio Ambiente. Já para denúncias de depósito irregular destes resíduos durante o período de construção, ligue no setor de Fiscalização no telefone (12) 3185-3019.

15870601_702898509877761_1419542602_n

Para materiais que necessitam de descarte especial, Lorena conta com o Ecoponto de Lâmpadas, Pilhas e Baterias. Inaugurado em 2014, já recebeu mais de 27 mil lâmpadas e 400 kg de pilhas alcalinas e baterias de celulares.

O EcoPonto está localizado no prédio da Praça da Estação no centro e fica aberto para recebimento do material de segunda a sexta das 8h às 17h,e atende ao munícipe e  pequeno comércio.

Práticas sustentáveis estão ao alcance de todos e são indispensáveis para garantir a qualidade de vida de quem mora na cidade e de quem a visita.

Cuide da sua cidade. Ela também é a sua casa.

Fotos: Claudio Ribeiro