Abandonar e maltratar animais é crime! “Dezembro Verde”, mês de conscientização

0

No mês de dezembro, o foco será nossos animais. Lorena participa do “Dezembro Verde” mês de combate e conscientização sobre o abandono de animais. Abandonar e maltratar animais é crime previsto em Lei de Crimes Ambientais além de ser um ato cruel que pode condenar o animal a morte.

Lorena possui o Centro de Esterilização Animal (CEA) que tem como foco diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono. Este problema vem sendo agravado pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, mas cujos guardiões não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos indesejados.  De acordo com estudos e estatísticas o número de animais abandonados cresce significativamente no fim do ano, quando se aproxima o período de férias e viagens. Desde que o Centro de Esterilização Animal (CEA) foi criado em 2015 já foram realizados mais de   4 mil procedimentos de castração, cirurgias gratuitas de cães e gatos.  O procedimento de castração é feito em um prédio exclusivo e preparado no bairro Vila Cida e conta com recepção, sala de preparo, recuperação, utilidades, de esterilização e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Além da prevenção e controle populacional dos animais, são diversos os benefícios da castração animal, como a diminuição do risco de câncer de mama para fêmeas, o animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. O agendamento pode ser feito de forma presencial pelo dono do animal de segunda a sexta, das 8h às 12h na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do guardião do animal (CPF, RG e Cartão SUS) e comprovante de residência. O serviço é exclusivo para moradores de Lorena.

Seja consciente, cuide bem do seu pet, se for viajar, leve-o com você, se não for possível deixe-o aos cuidados de um amigo ou parente confiável, mas jamais o abandone, pois ele nunca te abandonará.  Para ele, você é a melhor pessoa do mundo!

Share.

Leave A Reply