Centro Cultural Memorial Pe Léo inaugurado em Lorena

Na última quinta-feira, 01 de novembro o Prefeito Fábio Marcondes participou da inauguração do Centro Cultural Memorial Pe Léo, em Lorena. O convite foi feito pelo Pe. Vicente de Paula Neto, Moderador Geral da Comunidade Bethânia, que na oportunidade, além de apresentar o espaço, agradeceu ao Prefeito Fábio Marcondes e lembrou o dia em que o prefeito o chamou em seu gabinete e disse: “Lembro bem  que há tantos anos atrás vocês estavam procurando fazer aqui este espaço, pois eu tenho agora o caminho pra vocês”.

DSC_6418

Pe Vicente disse que a partir daquele momento o sonho começou a se tornar realidade. Agradeceu ainda ao Sr. Estevan,  a todos do Shopping Eco Valle, a Comunidade Bethânia e ressaltou “Que o sonho sonhado junto, levado junto se realiza e se materializa agora”. Agradeceu ainda ao bispo Dom João Inácio Muller pelo acolhimento e pela benção.

DSC_6393

O Prefeito Fábio Marcondes em sua fala disse que a prefeitura municipal de Lorena participou efetivamente com a comunidade Bethânia junto ao Eco Valle Shopping e seus empreendedores pois, acredita na força do projeto em nossa região turística da fé. “Esse espaço fará a diferença na vida de milhares de pessoas que passarão por aqui e terão a experiência única com detalhes da vida do grande comunicador e sacerdote padre Léo”.  Aproveitou para agradecer aos padres Vicente e Lúcio pela confiança e por acreditarem na força da parceria e ao Sr. Estevam Duarte pelo investimento e por abraçar a causa.

DSC_6340

O vice-presidente da Comunidade Bethânia, Padre Lúcio Tardio explicou que a ideia da construção do Memorial em Lorena é um sonho antigo. “A Comunidade pensa há um bom tempo em manter todo acervo audiovisual, onde as pessoas possam interagir, com objetivo de preservar a memória do Padre Léo evangelizador”.

DSC_6342

Lorena foi o município escolhido para ser a sede do Centro Cultural Memorial pelo fato de que a Comunidade Bethânia já possui um recanto, e por ficar mais próximo de Cachoeira Paulista, onde está a Canção Nova. “Lá foi onde Padre Léo exerceu, de modo especial, todo seu ministério sacerdotal e da pregação. Então é um lugar de referência”, disse Padre Lúcio.

DSC_6423

Manter viva a memória de Padre Léo tem muita importância, pois ainda hoje, depois de 12 anos de falecimento, a rede Canção Nova permanece exibindo o seu programa de evangelização, o qual tem uma audiência muito grande.

DSC_6400

Para 2019, padre Lúcio revela que a Comunidade Bethânia já possui projetos para desenvolver com as escolas dos municípios da região. “Pretendemos iniciar um trabalho de prevenção contra as drogas com as escolas, com palestras e pregações”.

Além disso, o Centro Cultural Memorial Padre Léo também possui a Loja Bethânia com produtos exclusivos da Comunidade, bem como livros do Padre Léo, terços e objetos religiosos.

O espaço fica localizado no estacionamento do Shopping Eco Valle, na rodovia Presidente Dutra, KM 53, possui uma capela com arquitetura moderna, e o ambiente com toda a história de vida do fundador. A SECTUR de Lorena que com Bethânia participou diretamente visando a construção do referido Memorial informa que o espaço acolherá caravanas e peregrinações que estarão visitando a cidade e região inclusive o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e a Canção Nova e estará aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Fotos: Claudio Ribeiro