Mestre Bira recebe prêmio nacional “Selma Coco”

Geraldo Ubirajara da Silva, conhecido como Mestre Bira, é reconhecido pelo prêmio nacional Selma Coco, 2018, na 6ª edição do Prêmio Culturas Populares, a maior premiação da cultura popular realizada pelo MinC em termos de valores e número de premiados.

Mestre Bira recebeu o título de herdeiro cultural de seu pai, Mestre João Roque da Silva. Ambos são figuras importantes para a Região. Mestre Bira dedica a vida em defesa da cultura brasileira e leva o nome de Lorena por diversas regiões do Brasil, mantém viva as tradições da cultura afrobrasileira.

Mestre Bira foi reconhecido no prêmio Herdeiros de Mestres e Mestras In Memoriam – região sudeste. Entre outros projetos reconhecidos, 35 de herdeiros de mestres já falecidos (in memoriam) foram contemplados. Na região sudeste Mestre Bira foi classificado em 3º lugar com expressiva pontuação de 92,5.

Após o falecimento de seu pai, Mestre João Roque da Silva, o grupo passou a ter como líder o Mestre Bira (Geraldo Ubirajara da Silva) que desde a fundação acompanhava seu pai e entendia a importância da manutenção desta tradição da cultura do Moçambique de São Benedito.

moçambique

O grupo surgiu na década de 1980, da preocupação do Mestre João Roque da Silva em dar seguimento às tradições que ele, Mestre Bira, conheceu durante sua infância, desde seus 7 anos na cidade de Cunha. Mudou-se para Lorena, já casado com Luiza Helena da Silva, que até a atualidade acompanhava os passos do grupo, convidou para conhecer de nome o Sr. Benedito José Barbosa, seu conterrâneo, que por acaso do destino estava também residindo em Lorena. A fama do Sr. Benedito José, mestre de linha na sua cidade de origem, chamou a atenção do Mestre João Roque, que uniu forças para a então fundação do Grupo Folclórico Religioso de Moçambique de São Benedito no ano de 1981. A partir daí uniram suas famílias e convidaram outros que também entendiam a importância desta devoção e tradição. Desde então, o grupo ganhou força e relevância histórica-regional, mas não ficou só em sua localidade, em pouco tempo foram reconhecidos como órgão de utilidade pública do município de Lorena e, em seguida, também do estado de São Paulo.

O grupo Moçambique de São Benedito ao longo dos anos participou de importantes concursos e foi contemplado com outros prêmios e honrarias e nunca deixou de lutar e se empenhar para que mesmo nos momentos de dificuldade, as danças fossem realizadas.

Grande parceiro e sempre presente nas festas culturais da nossa cidade de Lorena, abrilhantando os eventos com as apresentações do grupo de Moçambique de São Benedito.

O grupo Moçambique de São Benedito de Lorena, inclusive, foi incentivo para a fundação de outros grupos regionais.

Após a morte do Mestre João Roque da Silva e do Sr. Benedito José Barbosa, o comando do Grupo passou para a mãos dos seus filhos Mestre Bira (Geraldo Ubirajara da Silva) e Guiomar Aparecida Pires da Silva. A história do grupo não só uniu essas famílias em torno da tradição, como também em laços matrimoniais os filhos destes dois mestres.

Hoje o grupo se encontra em um novo momento, mantém viva as tradições deixadas por eles através da música, da dança e das histórias. Com a preocupação e o empenho em garantir a continuidade deste legado. Hoje os filhos destes e filhos das demais famílias dos integrantes, também fazem parte da história e estrutura do grupo.

Parabéns a todos os membros do Grupo Moçambique de Lorena, por nos representar, pela garra e por manter viva as tradições culturais na nossa cidade e fora dela.

Fotos: Claudio Ribeiro