Lorena adere à Campanha Setembro Amarelo e alerta para a prevenção ao suicídio

0

Setembro Amarelo é o mês dedicado à campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ideia é realizar eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema e que possibilitem o alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como as formas de prevenção.

Nesse ano, aqui em Lorena, as atividades de prevenção e promoção realizadas pela Secretaria de Saúde incluem caracterização na cor amarela que simboliza a campanha, e orientação aos usuários nas unidades de saúde, além de ações que visam o aperfeiçoamento dos profissionais sobre o tema. As ações já iniciaram na UBS do Bairro da Cruz e nas ESFs Santo Antônio e Olaria, e a campanha segue em outras unidades: ESF São Roque (19/09 às 9hs), ESF Novo Horizonte (19/09 às 7h30 e 24/09 às 9 h), na ESF Vila Brito (24/09 às 8h) e nas UBS CECAP (26/09 às 10 hs).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, a estimativa é de 12 mil suicídios por ano e 800 mil no mundo todo, e que 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Em setembro de 2017 o Ministério da Saúde divulgou o primeiro Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil. Um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. Também chamam atenção o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. Também é importante destacar que o Ministério da Saúde fez parceria com o Centro de valorização da vida (CVV) e tornou gratuita a ligação para a instituição que faz o apoio emocional para prevenção de suicídios. O número do CVV é 188.

 

Share.

Leave A Reply