Solenidade de abertura da Semana da Pátria inicia programações em Lorena

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A Semana da Pátria é um período dedicado a homenagear a Independência do Brasil, despertar os sentimentos de amor e civismo. Iniciada no último sábado (01), a programação teve início com atividades na praça Dr. Arnolfo Azevedo, às 8h, envolvendo apresentações de alunos da Rede Municipal, da banda do 5ºBIL e hasteamento das bandeiras de Lorena, do Estado de São Paulo e Brasil.

Logo na abertura da cerimônia, o secretário municipal de Educação, profº Júlio Brebal, destacou a importância da valorização da história do país pelas escolas e na vida da população. “É um momento de reflexão, discussão e, principalmente, de despertar nas crianças e jovens o sentido do amor à pátria, como sentido de pertencimento a uma nação que se constrói no dia a dia, a partir das ações de cada um dos brasileiros nas diferentes atividades e papeis que assumem”, disse o secretário.

Na abertura da Semana da Pátria, se apresentaram, alunos do 5º ano da EM. “Conde Moreira Lima”, alunso do 4ºB e 4ºC da EM. “Vovó Fiuta”, estudantes do 6º e 9º ano da EM. “Adelina Alves Ferraz”, a turma do 5ºAno da EM. Francisco Prudente de Aquino e os alunos da EM. CAIC. As apresentações envolveram poesia, música, dança e teatro.

Encerrando a abertura do evento, o prefeito Fábio Marcondes destacou aos presentes a importância de ensinar as crianças e conscientizá-las sobre cidadania. “Este é um período histórico importante para lembrarmos que temos um importante papel na construção de um Brasil melhor e para refletirmos sobre como exercemos nossa cidadania”, disse o prefeito.

Participaram do evento, o prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, secretário de Educação Júlio Brebal, presidente da Câmara Tão, vereadores, secretários Municipais, autoridades do Exército e da Polícia Militar, representantes de entidades e instituições da cidade, colaboradores da Secretaria de Educação.

As atividades continuam até 07 de setembro. Entre os dias 03 e 06, acontecem atividades específicas nas Unidades Escolares, entoação dos hinos Nacional e de Lorena, e hasteamento e arreamento das bandeiras pelos estudantes. Encerrando a programação, acontece o tradicional desfile cívico na Avenida Targino Vilela Nunes, às 9h. O momento cívico contará com a participação do 5º Batalhão de Infantaria Leve, Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária, secretarias e departamentos municipais, escolas municipais, estaduais, públicas e particulares, grupos e instituições.