1ª Semana de Educação Física de Lorena: de 3 a 6 de setembro, no Unisal

0

“A prática de exercícios físicos e a qualidade de vida”. Este foi o tema escolhido para a realização 1ª Semana de Educação Física de Lorena.  A programação acontece de 3 a 6 de setembro, no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) – Unidade de Lorena. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Esta é a primeira edição que acontece oficialmente no âmbito municipal, após a sanção da Lei no 3784, em dezembro de 2017, que institui no calendário de eventos oficiais de Lorena a Semana Municipal de Educação Física. As inscrições prévias serão necessárias somente para os mini-cursos, porque eles têm vagas limitadas. A partir de terça-feira, dia 4, às 18h, já será possível se inscrever. Se ainda houver vagas no dia dos cursos, os interessados também poderão se inscrever na hora. Basta levar o CPF.

Essa parceria do Poder Público com o Unisal visa estreitar laços entre o curso de Educação Física do Centro Universitário e os projetos desenvolvidos pelas Secretarias de Esporte e Educação, tendo como meta a capacitação de profissionais nas diversas áreas de atuação da Educação Física. Essa relação apresenta-se de grande importância, pois possibilita melhoras no atendimento da população lorenense.

Confira a programação:

Dia 3/9 (segunda-feira)

– Palestra: Superação de um atleta paralímpico (das 19h30 às 20h30), com o paratleta olímpico Renato Nunes da Cruz.

Renato Nunes da Cruz – atleta paralímpico do Atletismo do SESI desde 2010, amputado de membro inferior, foi medalha de Prata nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, no revezamento 4 x 100m. Campeão e recordista brasileiro nas provas de 100 e 200 metros.

Participação: José Henrique Campos Matos – atleta do SESI desde 2010, deficiente intelectual. Recordista brasileiro dos 1500 metros e estudante de Educação Física.

– Palestra: Qualidade de vida para quê? Reflexões pela vertente da Educação Física (das 21h às 22h), com o prof. Esp. Tiago Fusaro.

Tiago Fusaro é bacharel na Faculdade de Educação Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Licenciado pela Rede de Educação Claretiano. Especialista em Gestão de Pessoas (MBA) pela Facic (Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro). Atualmente, cursa mestrado em Projetos Educacionais em Ciências na EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo). Fez iniciação científica relacionando as Inteligência intra e interpessoal com a crença religiosa dentro do desporto futebol (CNPq). Professor da instituição SESI em Cruzeiro desde 2011. Foi professor na Esefic (Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro) no ano de 2016.

Dia 4/9 (terça-feira)

 – Palestra: Coaching aplicado à prática de atividade física com foco na qualidade de vida (das 19h30 às 20h30), com a profª Me. Juliana Albuquerque Freire Melo.

Juliana é psicóloga formada pelo Centro Universitário Salesiano de SP, MBA em Gestão de Pessoas – com Ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas. Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Unitau. Formada em Constelação Familiar pelo Idesv. No campo empresarial, atua há 10 anos como com consultoria e coaching para empresas da região. No âmbito educacional, atua desde 2009. Foi professora em cursos técnicos do Senac, atuou como professora universitária na Faculdade Canção Nova desde 2012, onde coordenou o Núcleo de Extensão e Estágio da instituição.  É Professora convidada nos cursos de MBA do UniFatea e Unisal.

– Palestra: O que a ciência tem a dizer sobre treinamento personalizado e dor? (das 21h às 22h), com o prof. Venicius de Paula Silva.

Possui graduação em Licenciatura (2014) e Bacharelado (2015) em Educação Física pela Escola Superior de Cruzeiro, onde foi, no ano de 2015, aluno de Iniciação Científica no Grupo de Estudos em Biomecânica. Atualmente, é aluno do programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física, da EACH – USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo). Membro do Grupo de Estudos em Interações Sensório-Motoras da USP. Integrante do Laboratório de Ciências da Atividade Física – EACH USP.

 Dia 5/9 (quarta-feira)

– Palestra: A importância da biomecânica na qualidade de vida dos atletas (das 19h30 às 20h30), com o prof. dr. Emilio Augusto de Carvalho Cipolli.

Emilio possui mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Unesp. Especializado em Biomecânica pela Unicamp. É professor da Escola Superior de Cruzeiro, do Unisal Lorena e do Colégio Albert Einstein de Guaratinguetá. Tem experiência em avaliação da performance humana com ênfase no esporte.

Palestra: Iniciação esportiva com indicador de qualidade de vida (das 21h às 22h), com o prof. Me. Itamar Lisboa Pinto.

Itamar possui mestrado em Fisiologia do Exercício (Univap), especialização em Fisiologia do Exercício e prescrição de treinamento (Gama Filho), especialização em treinamento desportivo e especialização em condicionamento físico e desempenho esportivo infanto juvenil (Univap). Tem experiência como preparador físico (Seleção Feminina de Futebol, São José E.C, Confederação Brasileira de Desporto Universitário). Experiência como analista de desempenho em vários clubes de Futebol.

Aula de Rit Kombat Fitness (das 19h20 às 19h50), com o prof. Esp. Cristiano Soares.

Formado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Atividade Física para grupos especiais. Aluno de mestrado em Atividade Física e Saúde. Proprietário de academia em São Lourenço (MG), Treinador Rit Fitness, professor de ginástica coletiva desde 2002.

Dia 6/9 (quinta-feira)

– Mini-curso de Recreação (das 20h às 22h), com o prof. Esp. Ricardo Bustamante.

Atualmente professor do Centro Universitário Salesiano São Paulo – Unidade Lorena, nos cursos de Pedagogia e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), e professor de Educação Física do Colégio São Joaquim, no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Possui ampla experiência em Educação Física Escolar, com ênfase em Psicomotricidade, tendo atuado por vários anos em diversas áreas da recreação. 

– Mini-curso de Nutrição Esportiva (das 20h às 22h), com o prof. Me. Fabrício José Peres de Oliveira.

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (2003), Graduação em Educação Física pela Escola Superior de Cruzeiro (2005), Especialização em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Cruzeiro (2005) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2009). Atualmente atua como Professor de Ensino Médio, Professor e Coordenador de Pré-vestibular e Professor de Ensino Superior no município de Cruzeiro-SP. 

A 1ª Semana de Educação Física de Lorena será realizada pelo curso de Educação Física do Unisal, com apoio da Prefeitura (por meio de sua Secretaria de Esportes), do SESI-SP e do Portal de Notícias O Lorenense.

O Unisal Lorena fica na rua Dom Bosco, 284 – Centro. Para mais informações, ligue: (12) 3159 2033.40761934_255498661766941_2386157609158705152_n

 

Share.

Leave A Reply