Prefeitura inaugura sede da Farmácia Municipal de Manipulação “Luiz Edmundo Motta”

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A Prefeitura de Lorena inaugurou mais uma importante obra para a Saúde da cidade. Foi entregue na última quinta-feira (26) a Farmácia Municipal de Manipulação “Luiz Edmundo Motta”. O investimento total da obra foi de R$542.992,59, em uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e inclui a central de abastecimento farmacêutico, salas para preparação de fórmulas farmacêuticas, setor de logística de medicamentos e administrativo.

DSC_1743

Durante a entrega do novo prédio, o prefeito Fábio Marcondes destacou o compromisso da Administração Municipal com a melhoria da saúde. “O objetivo é melhorar, cada vez mais, o atendimento na área da saúde, por isso, investimos cerca de 37% do orçamento do município nesta área e estamos sempre na busca por parcerias. Acredito que temos muito a fazer, mas que estamos cumprindo o desafio de fazer gestão pública com responsabilidade, graças ao apoio dos servidores e população “, destacou o prefeito.

DSC_1855

O novo prédio proporcionará as condições ideais para a manipulação de 47 tipos de medicamentos, entre eles, vitaminas, anti hipertensivos, xarope broncodilatador, cremes antimicóticos, óleos e cremes para curativos e anti inflamatórios. Além disso, o novo espaço físico, junto ao investimento de R$100 mil para complemento dos equipamentos para o serviço, assegurará um aumento significativo na produção dos medicamentos, entre 30% e 40%, como destacou a secretária Imaculada Conceição Magalhães

“Essa é mais uma conquista para a população e também para nossa equipe de trabalho. Teremos a infraestrutura adequada para produzir e abastecer nossas unidades de saúde. Tudo isso faz parte de um trabalho de reestruturação da saúde municipal e apesar de não ser um espaço direto de atendimento ao público, com certeza, vai refletir positivamente no atendimento aos moradores nas unidades”, disse Imaculada.

DSC_1793

As novas instalações ganharam o nome de “Luiz Edmundo Motta”, importante farmacêutico que entre os anos 60 e 80 dedicou-se ou trabalho no ramo e como empresário e com um importante papel social no atendimento às pessoas que não tinham condições de obter atendimento pago. Na oportunidade, em reconhecimento aos feitos de Edmundo, a vice-prefeita Marietta Bartelega entregou uma homenagem à viúva, dona Nair. A filha, Maria Auxiliadora Motta também fez uso da palavra, relembrando os feitos de seu pai no ramo farmacêutico em Lorena e agradecendo a homenagem em nome da família.

DSC_1823

Antes do novo prédio, a farmácia funcionava em prédio alugado, por isso, com as novas instalações, a Prefeitura economizará mais de R$30 mil para os cofres públicos com locação de imóveis. Esta é a segunda economia com aluguel feita somente este ano pela Prefeitura. No mês passado, com a mudança da Secretaria de Segurança para sede própria, no prédio do qual a COMGAS abdicou da cessão de uso, o Município já garantiu uma economia de mais de R$30 mil.

DSC_1871

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, diretora regional da saúde Nádia Meireles, secretária de saúde Imaculada Conceição, secretário de Obras e Planejamento Urbano Marcos Anjos, vereadores Maurinho Fradique, Beto Pereira, Wandinho, Bruno Camargo, bruno Ribeiro, Samuel de Melo, Washington da Saúde, Cleber Maravilha, Careca da Locadora, Fábio Longuinho, familiares do Sr. Luiz Edmundo Motta, representantes de instituições públicas e privadas, associações e população.

DSC_1808 DSC_1827DSC_1742 DSC_1795 DSC_1834 DSC_1847 Vini