Lorena dá mais um passo para informatização da Saúde e entrega tablets para trabalho dos agentes

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Mais um importante passo para a informatização da Rede Municipal de Saúde foi dado nesta sexta-feira (20), na Casa da Cultura. Em uma reunião com agentes de saúde de Lorena, o Prefeito Fábio Marcondes e a secretária de Saúde Imaculada Conceição Magalhães entregaram 65 tablets para uso diário das equipes de Saúde da Família.

O investimento foi de R$111.800,00 em uma parceria pioneira no Vale do Paraíba entre Prefeitura e o Ministério da Saúde, e tem como objetivo a integração da tecnologia mobile para agilizar o trabalho desenvolvido pelos agentes no trabalho casa a casa.

A secretária da pasta, Imaculada Conceição, destacou que com os tablets e o aplicativo E-SUS, as equipes de atuação terão acesso remoto à base de dados da Secretaria de Saúde verificando e  atualizando em tempo real o histórico das famílias, se há medicamentos de uso contínuo e quais as principais necessidades delas.

“Antes de adotar os tablets, os agentes precisavam preencher as informações em fichas de papel manualmente e, somente quando voltassem à unidade, poderiam registrá-las no sistema. Além do retrabalho dos profissionais, essa prática poderia ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas”, explicou a secretária de Saúde.

Esta ação está alinhada com a proposta geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde e com a proposta da Prefeitura, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população, como destacou o Prefeito Fábio Marcondes.

“A entrega dos tablets para o trabalho de campo dos agentes será primordial para ampliação e otimização dos serviços, já que são eles que atuam na linha de frente da prevenção e do mapeamento da saúde dos moradores. Esse novo investimento somado ao bom trabalho de nossos profissionais levará nossa cidade, que já é referência em saúde no Vale do Paraíba, a um avanço ainda maior”, disse o prefeito.

Há meses, a Prefeitura vem trabalhando na reestruturação de equipamentos eletrônicos para a Saúde, isso inclui a aquisição de 50 notebooks e 18 novos computadores, somando um investimento de mais de R$220 mil, além da instalação de internet via fibra óptica e implantação do Sistema de Regulação (SISREG). Para os próximos meses, será aberta mais uma licitação para a compra dos equipamentos que complementarão a proposta de tornar a saúde de Lorena informatizada.

Pref (6)

Pref (4)