TRAÇOS BIOGRÁFICOS – Lorenenses em Destaque – 01

CORONEL “JOSÉ VICENTE DE AZEVEDO”
Nasceu em Lorena a 29 de março de 1834, sendo seus pais o Comendador José Vicente de Azevedo, natural de Portugal, e Dona Maria Pereira da Guia Azevedo.
Casou-se em 4 de maio de 1852, com Dona Angelina Moreira de Azevedo. Exerceu os seguintes cargos: Delegado de Policia, 2º suplente, desde 10 de dezembro de 1852; inspetor da Instituição Pública do distrito, de 2 de agosto de 1853, até a sua morte; Delegado de Policia, desde dezembro de 1853; Deputado provincial, na legislatura de 1854 a 1855; Suplente de Juiz Municipal em 18 de maio de 1864; promovido a Capitão da Guarda Nacional em 1º de janeiro de 1854; Delegado de Policia pela segunda vez, em 21 de março de 1861; Delegado de Policia pela terceira vez e promovido a Coronel comandante superior da Guarda Nacional em 1861; Vereador à Câmara Municipal no quadriênio de 1857 a 1860.
O Coronel José Vicente de Azevedo foi um cidadão dotado de grande inteligencia e energia. Era homem que sabia querer e sabia executar.
Por questões politicas, foi covardemente assassinado, sendo atirado em emboscada, a três quilômetros mais ou menos da cidade, em caminho da sua fazenda, às ll horas da manha de 19 de fevereiro de 1869. Faleceu a 21 do mesmo mês, aos 34 anos.
Deixou 4 filhos, José Vicente, Francisco Vicente, Pedro Vicente e Maria Vicentina, todos menores de idade.
O Coronel José Vicente, foi chefe legitimo do partido conservador e de influencia real, não só da então Província de São Paulo, como na Capital do Império.

Livro: Resenha Histórica de Lorena, Faustino César.