Secretaria de Saúde de Lorena promove Roda de Conversa sobre o “MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL”

A Secretaria de Saúde de Lorena, na última terça feira (15), em parceria com Conselho Regional de Psicologia e apoio da Secretaria de Cultura promoveu em comemoração aos 30 anos do Movimento da Luta Antimanicomial uma Roda de Conversa com a temática: “A clínica na atenção psicossocial: Clínica ampliada e Apoio Matricial”, mediada pelo psicólogo e Prof. Dr. da UFF Ricardo Sparapan  Pena.

DSC_1644

O evento envolveu profissionais do CAPS, da Atenção Básica (ESFs, UBSs e NASF), ambulatório de especialidades e alunos de enfermagem e, teve por objetivo promover uma discussão coletiva sobre instrumentos de trabalhos interdisciplinares para fortalecimento da Rede Assistencial de Saúde do município.

DSC_1639

Na data de 18 de maio comemora-se “O dia Nacional da luta Antimanicomial”. Este ano o tema” Somos todos diferentes, mas com direitos iguais” discute a luta por uma sociedade sem manicômios, em defesa de um sistema de saúde gratuito e apoio à rede de atenção psicossocial. À data foi instaurada em 1987, na cidade de Bauru, após o Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental que denunciava violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e reivindicava tratamento mais humanizado e inclusivo, através da construção de serviços substitutivos (como os CAPS-Centro de Atenção Psicossocial) aos grandes manicômios.

DSC_1630

É necessário que toda a sociedade discuta sobre o preconceito e a exclusão que ainda existe para pessoas com doenças mentais e que se busque uma reforma Psiquiátrica, também na perspectiva dos usuários.

O CAPS de Lorena está em novo endereço: Estrada Municipal Sta. Teresinha, 815 -Cidade Industrial.