Lorena engajada no movimento de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “QUEM AMA CUIDA”

0

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência  Social (CREAS), realiza neste mês de maio a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização que a secretaria realiza todos os dias. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie.

Este ano o CREAS está realizando a Campanha nas Salas de Espera das Unidades Básicas de Saúde. Enquanto a população aguarda o atendimento de saúde, os profissionais da assistência, apresentam informações importantes sobre o tema; como por exemplo: onde denunciar, comportamentos da criança e do adolescente vítima de violência, etc.

Além das UBS, o CREAS irá dialogar com os profissionais da APAE e ADEFIL, com as famílias nos CRAS e alunos do curso técnico de enfermagem da escola Patrocínio de São José.

As pessoas que desejarem participar das rodas de conversa da Campanha de Enfrentamento e Combate à Violência Sexual podem acompanhar o cronograma e escolher uma UBS. É só comparecer.

Um pouco sobre a origem do dia 18 de maio:  O movimento social em defesa dos direitos da criança e do adolescente, tem como marco a data dia 18 de maio considerado o dia nacional de luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida como dia de mobilização porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Segue cronograma das ações abaixo:

CAMPANHA 18 DE MAIO“QUEM AMA CUIDA”COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
LOCAL DATA HORÁRIO
UBS CECAP 10 de maio (QUINTA) 9 HORAS
ESF Novo Horizonte 11 de maio(SEXTA) 8 HORAS
UBS Bairro da Cruz 15 de maio(TERÇA) 13H30MIN
UBS Santa Lucrécia 16 de maio(QUARTA) 9 HORAS
Curso Técnico de Enfermagem – Colégio Patrocínio São José 17 de maio(QUINTA) 19H30MIN
UBS Vila Nunes 21 de maio(SEGUNDA) 8H30MIN
22 de maio(TERÇA) 13H30MIN
Ambulatório de Especialidades II 22 de maio(TERÇA) 13 HORAS
UBS Industrial 23 de maio(QUARTA) 8H30MIN
CRAS II 24 de maio(TERÇA) 14 HORAS
CRAS I 29 de maio(TERÇA) 14 HORAS
ADEFIL 05 de junho(TERÇA) 10 HORAS
APAE 07 de junho(QUINTA) 15 HORAS
08 de junho(SEXTA) 9H30MIN

 

Share.

Leave A Reply