Lorena recebe VI Reunião Latinoamericana CDIO, evento internacional sobre o ensino da engenharia em universidades

Até o dia 04 de maio, Lorena recebe a VI Reunião Latinoamericana CDIO, sigla para “Conceber, Projetar, Implementar e Operar” no ensino da engenharia. A abertura do evento acadêmico aconteceu na última quarta-feira (02), no UNISAL e o objetivo é proporcionar para representantes das mais diversas instituições de ensino o compartilhamento de experiências no processo de aprendizagem nos cursos de Engenharia e Tecnologia por meio de artigos científicos, palestras e workshops.

A realização do evento em Lorena tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Cultura e Turismo. O CDIO é uma organização mundial que reúne 120 instituições, como Harvard, Stanford, Arizona University (EUA) e UNISAL, e desenvolve  pesquisa para o ensino da Engenharia de maneira diferente do modelo tradicional, como explicou o coordenador do curso de Engenharia de Produção do UNISAL e coordenador do evento na cidade, Lúcio Veraldo.

“Este é um fato importante para a consolidação do nosso status internacional, como primeira instituição brasileira a participar da Iniciativa CDIO”, afirma o professor.

Na abertura da Reunião, estiveram presentes a Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Isabela Silveira Ferreira, e o Secretario de Cultura e Turismo, Jorge Gomes, além de acadêmicos.

WhatsApp Image 2018-05-02 at 22.33.27 (1)

Sobre a CDIO

A sigla CDIO significa “conceber, projetar, implementar e operar” o ensino de engenharia, um modelo nascido no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos) em 2000. A organização trabalha na realização de propostas e práticas ligadas a essa iniciativa e refletidas em 12 padrões.

O VI Encontro Latino Americano a ser realizado em agosto tem o objetivo de compartilhar experiências das diferentes instituições de ensino, e avaliar possíveis progressos na implementação CDIO. Entre os convidados estarão nomes nacionais e internacionais com experiência na concepção, implementação e avaliação das reformas curriculares sob o modelo nascido no MIT. Desde 2013, representantes de Lorena têm participado da Conferência Mundial do CDIO.

WhatsApp Image 2018-05-02 at 22.33.27 (2)

Saiba mais sobre o CDIO pelo link: http://cdio.org/cdio-history

Acesse a programação do evento em http://eventos.usta.edu.co/cdio/index.php