Lorena é classificada no Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de Lorena, através da Secretaria de Meio Ambiente, está classificada na primeira etapa da seleção do Projeto Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente. Lorena apresentou o projeto para o Parque Ecológico do Taboão, que hoje já está direcionado para ações ambientais.  O Parque Ecológico Taboão, possui uma Biblioteca, Sala para Leitura e Sala de vídeo com materiais voltados ao meio ambiente.

museu taboão

As instituições selecionadas entram com o espaço físico, equipe, equipamentos e demais recursos. Em contrapartida, o MMA chancela as atividades educacionais, divulga as ações voltadas para o projeto e oferece formação a distância e materiais educativos em formato digital. O Projeto Salas Verdes conta até agora com 310 salas, distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal.

escolas taboão

Sala Verde é um espaço definido, vinculado a uma instituição pública ou privada, que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental. Deve cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.

taboão mudas

Não há um padrão pré-definido ou um formato modelo para ela. Cada instituição deve configurá-la à sua maneira, levando em consideração a identidade institucional e o público com quem trabalha, dialogando as potencialidades com as particularidades locais e regionais e, também deve buscar orientar as ações, através de um processo constante e continuado de construção, implementação, avaliação e revisão de seu Projeto Político Pedagógico.

Funcionamento do Parque Ecológico do Taboão:

De quarta a domingo, das 9h às 16h. e nos fins de semana e feriados, das 9h às 16h30.

Abertura do Museu, Biblioteca  e casa sede:

Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h30.

Fotos: Claudio Ribeiro