Campanha contra gripe começa na segunda (23) e deve imunizar mais de 18 mil pessoas em Lorena

0

Anote na agenda: começa na próxima segunda-feira, 23 de abril, a Campanha contra a Influenza em Lorena, vírus causador da gripe. Este ano, o foco é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres que deram à luz nos luz nos últimos 45 dias), idosos (acima de 60 anos), portadores de doenças crônicas (respiratória, neurológica, cardíaca, renal, hepática, metabólica, obesos, imunossupressão, transplantados, trissomias), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores dos ensinos básico e superior.

Em Lorena, o objetivo é que até o fim da campanha, previsto para 01 junho, cerca de 18.500 pessoas sejam vacinadas, o que corresponde a 80% do público-alvo. Para a primeira fase da campanha, Lorena recebeu 7 mil doses para aplicação. O abastecimento de mais unidades da vacina seguirá o cronograma do Programa Nacional de Imunização. A imunização é contraindicada apenas para pessoas que possuam alergia grave por ingestão de ovo ou que apresentaram reações anafiláticas graves quando receberam  doses anteriores da vacina da gripe.

Para o dia 12 de maio, considerado Dia D de imunização, serão instalados postos volantes em pontos públicos e comerciais da cidade, além da abertura de todas as unidades de saúde. A ação terá como objetivo atrair o público-alvo que, por algum motivo, até a data não se vacinou. Os pontos que integrarão a campanha no dia de mobilização nacional serão divulgados em breve.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até a morte. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.

Agora que já sabemos da importância da vacina contra Influenza, vamos entender as principais dúvidas sobre a gripe 2018 e sua vacina.

 “Vacina da gripe dá gripe? Precisa mesmo tomar a vacina? Já tomei no ano passado: tem que tomar de novo? Este vírus H3N2 é pior que o H1N1? ” 

A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devemos nos vacinar.

Quais vírus estão contidos na vacina de 2018?

Há 2 vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e 2 vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno, está contido na vacina de 2018.

O vírus H3N2 chegou aqui no Brasil?

Neste ano de 2018, no Estado de São Paulo, entre 10 de janeiro e 31 de março foram notificados 57 casos de H3N2, com 10 mortes. Importante dizer que isso não significa um surto ou motivo para alarde; mas a atenção é sempre necessária e recomenda-se que as pessoas se vacinem. Este vírus está contido na vacina de 2018.

Para quem a vacina está indicada? 

Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.

Pode tomar a vacina junto com a vacina da febre amarela?

Sim. Não há contra indicação, exceto para as pessoas que possuem alergia (reação anafilática) a ovo. Neste caso, pessoas que possuem reação alérgica a ovo não devem tomar a vacina da gripe, nem a da febre amarela.

Quais são as contraindicações para a vacina da gripe?

Bebês com menos de 6 meses de idade ou pessoas com alguma contraindicação como, por exemplo, reação anafilática grave (alergia grave após ingestão de ovo), não devem receber a vacina.

A vacina da gripe dá gripe? Tem algum efeito colateral?

A vacina da gripe não dá gripe. É produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.

Share.

Leave A Reply