Secretaria de Saúde/Estratégia da Família e COMAD realizam ações de combate e prevenção às drogas

A Secretaria de Saúde, Estratégia de Saúde da Família juntamente com o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas – COMAD preparou toda uma Programação de ações voltadas a Prevenção e Combate às drogas para 2018.

Através do curso de formação sobre Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas, oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde – CEFOR/SP – Centro Formador de Pessoal para a Saúde os Agentes Comunitários de Saúde do município desenvolveram um projeto piloto de prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas, chamado “Point Jovem” o objetivo é promover coletivamente ações em saúde de forma a disseminar a consciência crítica e reflexiva sobre o assunto; envolver e fortalecer o vínculo com a família dos adolescentes e trazer a esses jovens, melhores perspectivas de vida.

IMG-20180402-WA0026

Durante o mês de março, na Estratégia de Saúde da Família do bairro Jardim Novo Horizonte, na quadra esportiva do bairro, foram realizados encontros semanais com atividades diversificadas com a participação de vários profissionais da saúde.

drogas

O Projeto Piloto teve um resultado muito positivo e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica, dará continuidade ao projeto, tanto na ESF do Novo Horizonte, quanto implantará nas demais Estratégias de Saúde do município.

drogs

O objetivo é desenvolver atividades, em várias regiões do município envolvendo os adolescentes/jovens para  que participem  do projeto e tenham uma melhora na qualidade de vida, assumindo  a responsabilidade no seu processo de saúde, entendendo que eles fazem parte de um ambiente comunitário e participativo.