Saúde realiza Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose

0

A Prefeitura de Lorena deu início à Campanha de Intensificação da busca ativa de casos de Tuberculose no município. A campanha será realizada até o dia 19 de março em todas as Unidades de Saúde da cidade, com o objetivo de diagnosticar possíveis ocorrências da doença.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar sua unidade de Saúde para diagnóstico. A análise é feita  pelo exame de escarro e a coleta é feita na hora, com o resultado sendo liberado em até 24 horas.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.
O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Em Lorena, as pessoas pertencentes a grupos de risco para Tuberculose podem e devem colher amostras de escarro regularmente, mesmo que não apresentem tosse. Constituem os grupos de risco: pessoas imunossuprimidas (HIV, diabetes, em quimioterapia, em tratamentos imunossupressores como os tratamentos para doenças autoimunes, etc), tabagistas, usuários de álcool e outras drogas, profissionais de saúde, contatos de pessoas com tuberculose, moradores de rua, população indígena, população prisional, pessoas internadas/institucionalizadas.

17499370_1548112268540717_1512875030936663942_n

Share.

Leave A Reply