Prefeitura alerta sobre os riscos causado pelo spray de espuma utilizado em festas

O tradicional spray de espuma ou “spray da alegria”, como é conhecido popularmente, pode trazer muita dor de cabeça e estragar a diversão de muita gente. A brincadeira, que parece inocente e é sucesso em festas como carnaval e aniversários, pode causar acidentes e resultar em sérios danos à saúde.

A composição desses sprays apresenta substâncias altamente perigosas que, em contato com a pele, podem causar reações alérgicas, urticárias e irritações, principalmente na garganta e nos olhos. Além disso, o gás utilizado para fazer funcionar o mecanismo do spray é um derivado de petróleo altamente inflamável e em contato com as chamas de velas de aniversário, por exemplo, é  suficiente para queimar quem estiver próximo.

Por isso, a Prefeitura recomenda o uso consciente do material, principalmente em ambientes fechados e festas de rua.  O recomendável é não usar direto na pele, desviando sempre, principalmente do rosto. Se entrar em contato, lavar bastante com água corrente e nunca deixar no alcance de crianças. Evitar utilizar o produto em ambientes sem ventilação e quando terminar a espuma do produto, nunca insistir, apertando o botão, porque apesar do produto acabar, o resíduo do gás que está dentro da latinha continua saindo.

Legislação
Desde 2007, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece critérios de segurança que devem ser seguidos para comercialização de fabricação desses produtos. Por exemplo, devem ser feitos testes toxicológicos que mostram que o produto não é absorvido pela pele, causando alergia. Além disso, toda embalagem deve ter alguns especificações como o nome do fabricante e o que fazer em caso de acidente.