Prefeitura inaugura nova Creche no bairro Cidade Industrial

Na próxima quinta-feira (01), às 17h30, será inaugurado e entregue o  Centro Municipal de Educação Infantil (Creche) “Profº. Paulo Pereira dos Reis”.  O Centro Municipal de Educação Infantil (Creche) está situado no bairro Cidade Industrial, em um lote retangular de cerca de 2.400 m² no encontro das ruas Tiradentes e Paraíba. A nova Creche  tem capacidade para atender  até 185 crianças,  sendo 105 em período integral e 80 crianças em regime parcial, 40 no período da manha e 40 no período da tarde.

DSC_0298

Foram investidos  R$ 1.456.870,59 (um milhão quatrocentos e cinquenta e seis mil oitocentos e setenta reais e cinquenta e nove centavos) com recursos do FUNDEB e do Tesouro Municipal.

Essa nova Creche atenderá, além da Cidade Industrial, moradores da Vila Hepacaré, Santo Antônio e Vila Cida, sendo destinado a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:

Creche – para crianças de 0 até 3 anos e 11 meses de idade, sendo:

• Creche I (berçário): 0 até 11 meses;
  • Creche II: 1 ano até 1 ano e 11 meses;
  • Creche III: 2 anos até 3 anos e 11 meses.

Com a finalidade de atender crianças na faixa etária definida, o projeto foi pensado e executado tendo como critério central a utilização de espaços amplos, protegidos e seguros, restringindo o acesso das crianças desacompanhadas em áreas como cozinha, lavanderia, castelo d’água e central de gás.

creche

O prédio é totalmente térreo e bastante arejado, contendo aberturas para jardins internos que garantem plena isolação e ventilação natural. As salas utilizadas pelos alunos contêm janelas em paredes opostas, que permitem a ventilação cruzada e, assim, melhor conforto as crianças e educadores.

Os ambientes destinados à sala de aula possuem um sanitário para cada duas salas. A integração entre crianças de diferentes faixas etárias são possibilitadas por ambientes de convívio, tais como o pátio coberto, solários, playground, sala multiuso, refeitório e uma praça externa conformada na esquina entre as ruas Tiradentes e Paraíba.

A Creche é totalmente acessível, de acordo com as normas da ABNT, e contém espaços livres e arborizados, além de estacionamento e um conjunto de ambientes de apoio, como: lactário, fraldário, sala de amamentação, vestiário famílias, vestiários para funcionários, copa, cozinha, despensa, sala de professores e de reunião, diretoria, sala de material pedagógico, recepção, lavanderia, rouparia, entre outros.

creche3

Fotos: Claudio Ribeiro