O lixo que você produz também é de sua responsabilidade

Neste período das chuvas, em que o risco de alagamento e enchente é maior a Prefeitura de Lorena tem feito inúmeras intervenções para que a cidade fique mais limpa e segura.

26551267_1197154983747828_1185836721_n

Além da coleta de lixo comum  feita pela empresa terceirizada EPPO e a seletiva pela COOCAL, a Prefeitura mantém de 4 a 5 caminhões, uma máquina carregadeira e uma equipe de funcionários trabalhando diariamente na remoção de lixo e materiais que são descartados inadequadamente.

retirada

lixo11

Aproximadamente 20 a 25 caminhões de lixo são retirados de terrenos baldios, calçadas e ruas o que totaliza uma média de 35 a 50 toneladas de lixo diário. A soma dessas ações, porém, tem sido insuficiente, pois falta colaboração de boa parte da população.

26685811_944076752428166_8105460449646146627_o

O lixo tem sido descartado deliberadamente de forma irregular por moradores em ruas e terrenos o que tem dificultado e muito os trabalhos das equipes de Serviços Municipais que mantém um cronograma diário.

lixo6

Segundo o Secretário de Serviços Municipais, Sr. Nelson Monte Claro Bittencourt a prefeitura só é notificada depois que os materiais inservíveis já foram despejados, o que dificulta para que a administração tome uma atitude mais efetiva e possa penalizar com multa os infratores. “Precisamos que a população se conscientize da importância de nos ajudar a fiscalizar essas ações. Esse é um serviço ingrato e oneroso, pois o custo  da manutenção destes caminhões, máquinas e o tempo da equipe diária é muito alto para termos que refazer o serviço em uma área recentemente limpa, este custo e a mão de obra poderia estar sendo utilizados em outras ações no município. Não estamos vencendo, é preciso que a população coopere e nos ajude”, enfatizou o secretário.

retirar

lixo

Ainda de acordo com o secretário, os terrenos e ruas que são limpos, num período inferior a uma semana a 15 dias, já se encontram sujos novamente. Este é o caso de vários bairros da nossa cidade, demonstrando total falta de consciência da população.

Precisamos que a população mais esclarecida e consciente, que é a maior parte, nos ajude nesta batalha por uma cidade mais limpa e educada.  Algumas medidas simples podem fazer a diferença, por exemplo: Só descarte seu lixo doméstico de forma correta e nos dias que houver a coleta que é feita pela empresa EPPO.

Para materiais inservíveis e de construção você pode contratar o serviço de aluguel de Caçamba e dividir o custo com vizinhos para otimizar os gastos.
 Prefeitura possui o Aterro de Resíduos Sólidos e Inertes, localizado próximo ao bairro Novo Horizonte. O local recebe materiais de construção, demolição, reformas, reparos de pavimentação de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, componentes cerâmicos, (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto). Para utilizar, o morador ou empresa deve solicitar autorização na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3157-2619. Já para denúncias de depósito irregular destes resíduos durante o período de construção, ligue no setor de Fiscalização no telefone (12) 3185-3019.

Para materiais que necessitam de descarte especial, Lorena conta com o Ecoponto de Lâmpadas, Pilhas e Baterias. Inaugurado em 2014, já recebeu mais de 27 mil lâmpadas e 400 kg de pilhas alcalinas e baterias de celulares.

Atualmente, o Ecoponto de Lâmpadas, Pilhas e Baterias funciona provisoriamente na Secretaria de Serviços Municipais (Garagem Municipal), tendo em vista o fechamento do ponto oficial de recebimento, localizado no prédio da Praça da Estação, para reforma.  A Garagem Municipal fica aberta para recebimento do material de segunda a sexta das 8h às 17h, na Av. Cel José Vicente, nº798, Vila Hepacaré.

Práticas sustentáveis estão ao alcance de todos e são indispensáveis para garantir a qualidade de vida de quem mora na cidade e de quem a visita.

Todos nós podemos colaborar.

Faça sua parte e incentive seus vizinhos a tomarem a mesma iniciativa. Cuide da sua cidade. Ela também é a sua casa.

Fotos: Claudio Ribeiro