Fique atento aos cuidados no verão com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

O verão proporciona as condições ideais de temperatura e umidade para a reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por isso os cuidados para combater o mosquito devem ser reforçados nesta estação.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, do início do ano até o momento, não foram registrados casos de dengue. Mesmo assim, é importante o trabalho de prevenção da Prefeitura e da população para manter, ao longo da estação, o menor índice possível das doenças relacionadas ao inseto. Para isso, a Vigilância Epidemiológica tem realizado um trabalho contínuo com uma programação de vistoria casa-a-casa, porém a participação da população na eliminação dos locais de proliferação é essencial para eficácia do serviço.

A principal recomendação é eliminar locais de água parada, onde o mosquito deposita suas larvas. De acordo com a equipe de Controle de Vetores do município, os principais criadouros para larvas em Lorena são os ralos internos e externos, os pratos de planta e os reservatórios de água da chuva.

Os ralos devem ser tratados a cada três dias com cloro, água sanitária ou sal grosso ou a colocação de telas, pratos de plantas devem ser mantidos com areia até a borda e plantas aquáticas devem ter sua água trocada a cada três dias no máximo, e baldes, vasilhas, copos e garrafas devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

Pedidos de vistoria e denúncias de focos de proliferação do Aedes aegypti podem ser feitos diretamente na Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde,  pelo telefone 3153-3300.