Com dois anos de funcionamento, Centro de Esterilização Animal ultrapassa 3 mil cirurgias de castração em cães e gatos

0

O Centro de Esterilização Animal (CEA) de Lorena completou dois anos de funcionamento no último sábado (09).  Desde sua inauguração, no ano de 2015, já foram feitas mais de 3120 cirurgias gratuitas de cães e gatos. O procedimento de castração é feito em um prédio exclusivo e preparado no bairro Vila Cida e conta com recepção, sala de preparo, recuperação, utilidades, de esterilização e centro cirúrgico, equipados conforme as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária e normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária.

Um dos objetivos do Centro de Esterilização é diminuir a incidência de animais de rua, já que um dos maiores problemas em relação à cães e gatos de estimação é o abandono. Este problema vem sendo agravado pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, mas cujos guardiões não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos indesejados.

Além da prevenção e controle populacional dos animais, são diversos os benefícios da castração animal, como a diminuição do risco de câncer de mama para fêmeas,  o animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. 

Como agendar?

O agendamento pode ser feito de forma presencial pelo dono do animal de segunda a sexta, das 8h às 12h na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do guardião do animal (CPF, RG e Cartão SUS) e comprovante de residência. O serviço é exclusivo para moradores de Lorena.  

Dúvidas: 3159-3300

Share.

Leave A Reply