V Lorena Literária encanta estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino

Uma jornada ao conhecimento em companhia das histórias e lendas das culturas brasileiras. Assim foi a V Lorena Literária. Iniciando no domingo (22), na Pça. Principal, Arnolfo de Azevedo, com o show musical de Socorro Lira, a programação contou ainda com atividades na UNIFATEA, na Casa da Cultura e em Escolas Municipais de nossa cidade.

Um evento programado pelo Instituto Uka – Casa dos Saberes Ancestrais, Instituição que desenvolve projetos culturais e literários há quase dez anos.

VLorenaLiterária_EM.Jâni

A coordenação do evento é do escritor indígena Daniel Munduruku, autor reconhecido no Brasil e no exterior pela excelência e riqueza de suas obras e orgulho para os lorenenses

Em seu Projeto, o autor registra: A V Lorena Literária – cujas edições anteriores eram chamadas de Jornada – tem como proposta ser uma iniciativa que mantenha esta vocação literária através de uma programação inclusiva, unindo a criação cultural, representada pela literatura, à instituição escolar, lócus privilegiado de aprendizado de consciência cidadã necessária à formação de lorenenses participativos, integrados com suas raízes locais”.

VLorenaLiterária_EM.Durante os dias do evento, os autores Valdeck de Garanhuns, Heloísa Prieto, Maurício Negro, Cristino Wapichana, Rogério Andrade Barbosa e Maria Inez do Espírito Santo, visitaram as escolas EM Geraldo José Rodrigues Alckmin, EM Professora Leda Maria Bilard de Carvalho, EM Professora Hermínia Figueira de Azevedo Almeida, EM CAIC, EM Padre João Renaudin de Ranville, EMR Ignês Cardoso Ferreira, EM Presidente Jânio da Silva Quadros, EM Prof.ª Mônica Senne do Nascimento Silva e EM Professor Climério Galvão César, e encantaram nossos estudantes com um repertório que envolveu a Cultura Nordestina, Indígena, Africana e Afro-brasileira, apresentando a diversidade de nosso país como patrimônio a ser descoberto, cuidado e valorizado.

VLorenaLiterária_EM.Climério 2017-10

Na noite da terça-feira (24), os autores da V Lorena Literária e o convidado especial, Professor Francisco Sodero Toledo, reconhecido historiador lorenense, ladeados do mobiliário histórico e das muitas memórias de nossa cidade, encantaram os educadores da Rede Municipal de Ensino, em uma roda de conversa, explorando saberes diferenciados sobre o tema “Diversidade Indígena e Afro-brasileira: modos de usar”.

Gestores, Vice-Gestores, Orientadores Pedagógicos e Professores da Rede Municipal, foram recepcionados pelo Secretário de Cultura, Roberto Bastos de Oliveira Júnior.

julio

O Secretário de Educação, Prof. Júlio César Brebal Hespaña, fez a abertura do evento, exaltou a presença dos autores e educadores, destacando a importância do tema deste encontro. Encerrando as atividades da noite, o Prof. Júlio sintetizou: “… Uma viagem fascinante pela cultura do nosso país”.

VLorenaLiterária

Os profissionais da Educação presentes realizaram uma avaliação favorável sobre os conteúdos apresentados na V Lorena Literária, ressaltando a importância da presença destes escritores nas Unidades Escolares da Rede Municipal.

VLorenaLiterária_EM.Alckmin 2017-10-23

Para a Prof ª. Lilian Thereza Paiva Nunes Teixeira da Silva, Diretora do Gabinete da SMEL. “… Um mosaico de saberes, cultura, arte e muitas histórias, numa expressão de conhecimento e paixão pela literatura, envolvendo autores, educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Lorena.

Uma proposta significativa e enriquecedora, que reitera a relevância de ‘educar o olhar’ de nossas crianças e jovens, com a motivação dos educadores e a expressão marcante de autores renomados.

Agradeço o envolvimento da Equipe CAAPEL (Centro de Atualização e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de Lorena) acompanhando as ações deste evento e parabenizo o escritor Daniel Munduruku pela idealização da V Lorena Literária, pela valorização da Cultura Indígena e Afro-Brasileira, e por acreditar no poder transformador da leitura”.