E.M Ruy Brasil Pereira realiza último encontro dos sábados letivos

No último sábado (21), a E.M. “Prof. Ruy Brasil Pereira” realizou o último encontro, dentro dos sábados letivos, junto à comunidade apresentando o projeto ’Luz nos Saberes e Sabores das Regiões do Brasil’. Projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação e sua equipe pedagógica, coordenada pela Secretária Adjunta Prof.ª Lílian Paiva Nunes.

DSCN5511

A equipe de professores, gestores da unidade escolar Ruy Brasil, criaram um tema próprio da escola para o projeto “(Re) Conhecendo o Vale do Paraíba” e simultaneamente a 1ª Mostra de Ciências coordenada pela Prof.ª Milena passando pelas demais disciplinas do conteúdo escolar: história, geografia, matemática, português, artes, inglês, e educação física.

DSCN5510

Dentro da Mostra de Ciências, foram apresentados quatro eixos: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ciência e Tecnologia e Ser Humano e Saúde. Merece destaque a compreensão de fenômenos observáveis na Natureza e no Universo. O envolvimento de todos foi contagiante: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade em geral. Vale ressaltar, dentro do tema “(Re) Conhecendo o Vale do Paraíba”, a relevância para a própria comunidade do incentivo contextualizado de todo repertório cultural, com a preservação de tradições regionais, mantendo viva a identidade local.

DSCN5446

Durante o evento alunos do Fundamental II apresentaram uma das dança tradicionais a “Congada” sob a  coordenação da Prof.ª Ana Caroline, com ênfase nas manifestações musicais do povo africano e suas influências na arte brasileira e da nossa região do Vale do Paraíba. Ainda dentro das tradições locais, houve destaque aos trabalhos dos artesãos e apresentação de fotos de comidas típicas da região do Vale do Paraíba.

DSCN5443

Na divulgação de todo esse cabedal cultural, o exercício de vários gêneros textuais foi de suma importância para atender às devidas apresentações e divulgações à comunidade presente no evento.

Para os envolvidos nesse processo, foi consenso que o trabalho em equipe e o respeito mútuo foram palavras de ordem para o sucesso do projeto.

DSCN5517

Também dentro do projeto (Re) Conhecendo, houve oportunidade para a observação mais criteriosa das paisagens do próprio bairro Novo Horizonte no entorno da escola e também do município de Lorena no geral.

DSCN5453 (3)

Dentro de todos os setores que se apresentaram em pleno funcionamento no sábado letivo, também esteve aberta a secretaria para o atendimento aos pais e responsáveis na rematrícula de seus filhos, o que agiliza a vida dos mesmos e organiza a vida escolar dos alunos.

O evento contou com a presença do Prof. Felipe, alunos da USP-Lorena, que ficaram muito empolgados com a dinâmica de trabalho da equipe da escola Ruy Brasil junta à gestão, participando e interagindo em cada setor do evento.

Para a Gestora Luiza Maria Santos Chagas “A Escola é um organismo vivo, com gente de várias formas, saberes e sabores das várias regiões do Brasil. A Escola é lugar de gente feliz e realizada e esta sempre será a meta de todos os pertencentes a ela”. Concluiu.