Estudantes da Escola Estadual Gabriel Prestes visitam Parque Ecológico do Taboão

0

(Colaboração: Profª. Dra. Danúbia Caporusso Bargos)

O Parque Ecológico do Taboão está na rota das atividades de educação ambiental da nossa região. Desde sua inauguração em maio de 2016, o local tem recebido alunos de escolas públicas e particulares, universidades e encontros ambientais importantes. Na última semana,  foi a vez dos alunos do 9° ano B, da Escola Estadual “Gabriel Prestes”, realizarem uma visita ao Parque Ecológico do Taboão e aproveitarem o espaço para aprendizado.

DSCN0630

A visita aconteceu na última quarta-feira (18) e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente de Lorena, Eng. Willinilton Portugal, e faz parte das atividades previstas para o desenvolvimento do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Ambiental do aluno Rodolfo Cursino dos Santos, sob orientação da profª. Dra. Danúbia Caporusso Bargos, docente do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP).

“O principal objetivo da visita ao PE do Taboão foi proporcionar aos alunos a experiência de conhecer um processo de compostagem de forma prática. É de extrema importância que os alunos conheçam mecanismos de tratamento de resíduos sólidos que estão situados no seu próprio município, ou seja, representam uma realidade próxima e tangível, em especial   a compostagem, por ser um processo aplicável em suas residências.” disse o graduando em Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena.

DSCN0653

Também fez parte do roteiro dos alunos a visita ao Ecoponto de Pneus, referência em descarte ecologicamente correto na região, e possibilitou que os estudantes conhecessem os malefícios do descarte inadequado do material. As demais ações relacionadas ao projeto vêm sendo desenvolvidas com o apoio da profa. Msc. Mariana dos Santos Siqueira  e da direção da EE “Gabriel Prestes” que receberão, ao final do desenvolvimento do projeto, um plano de gestão de resíduos da escola, que será composto por um diagnóstico dos resíduos gerados e propostas de atividades a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo para melhoria na gestão dos resíduos da escola, conforme declara a profª. Danúbia. 

DSCN0689

Share.

Leave A Reply