Cemitério Municipal como ponto turístico – Documentário – Há uma única Certeza – História Arte e Fé – J. Nicodemos

O Cemitério Municipal tornou-se um dos pontos Turísticos de Lorena, recebe visitantes para  conhecer o túmulo de personalidades importantes para o município, como, a Viscondessa de Castro Lima, familiares do lorenense Barão da Bocaina (última personalidade a receber o título de nobreza concedido por Dom Pedro II), Dr. Arnolfo  Azevedo, Péricles Eugênio da Silva Ramos, Barão de Santa Eulália, Dr. Arnolfo  Azevedo, entre outras grandes personalidades atuantes da história.

Outro ponto de destaque é a Capela de São Miguel, construída especialmente em homenagem a Condessa de Castro Lima.

Com o fim da prática de sepultamento em igrejas e arredores, no caso de Lorena, principalmente devido às obras de reconstrução da Matriz da cidade, iniciou-se a construção do Cemitério Municipal,  em 1835.

Vídeo: José Nicodemos

O local, considerado fora dos limites da cidade,  escolhido pelo prefeito foi na Rua Padre Pedro Sacilotti. Apesar de ter início dois anos depois, em 1836, o gestor da cidade à época já havia sinalizado a necessidade de construção de um cemitério tendo em vista a importância para a Saúde Pública e segundo ele, para acabar com o “abuso de sepultar no Templo, pois dele provem as pestes que destroem as povoações”.  Foram quatro anos de obras no custo de 700$000 (Setecentos mil réis).

José Nicodemos fez um Documentário –  Há uma única Certeza – História Arte e Fé –  cedido à administração de Lorena.

Vídeo: José Nicodemos

Foto: Claudio Ribeiro